São Paulo, segunda-feira, 1 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Produção tem aumentado

DA REPORTAGEM LOCAL

Apesar de 95 começar sob a ameaça de debandada de professores, o recém-publicado Anuário Estatístico de 94 mostra que a USP está conseguindo produzir mais com menos docentes e menos recursos do Tesouro Estadual.
O aumento de produtividade tem sido lento, mas constante, desde 90 (veja quadro ao lado). Desde então o quadro de docentes diminuiu 6,3%.
O número de trabalhos realizados (publicação de artigos, livros, traduções ou patentes registradas etc) aumentou 18,3% no período.
A publicação no exterior, mais difícil e, portanto, índice mais confiável da produção, subiu ainda mais: 22,4%.
Esses ganhos de eficiência ocorreram enquanto caía o aporte de recursos do Tesouro Estadual, apesar de a universidade ter uma cota fixa da arrecadação do ICMS (em queda de 1990 a 1993).
O dinheiro que vem do governo de São Paulo diminuiu 23% nesses quatro anos. Isso não significa que a USP teve necessariamente seu orçamento reduzido. Seus professores e departamentos conseguiram outras fontes de financiamento para seu trabalho.

Texto Anterior: Aposentadorias na USP crescem 55,6%
Próximo Texto: Calor temporão leva 15 mil ao Ibirapuera
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.