São Paulo, terça-feira, 2 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estudo diz que 197 pessoas até 18 anos foram mortas na PB em 2 anos

ADELSON BARBOSA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM JOÃO PESSOA

Estudo feito pela Samops (Sociedade de Assessoria ao Movimento Popular e Sindical) de João Pessoa (PB) revela que 197 crianças e adolescentes até 18 anos foram assassinados no Estado nos últimos dois anos. A Samops é uma entidade não-governamental afiliada ao Movimento Nacional dos Direitos Humanos.
Segundo o estudo, entre os assassinados, 86,7% eram negros ou pardos e 13,33% eram brancos.
O estudo foi feito entre janeiro de 93 e março deste ano, com base em notícias publicadas na imprensa paraibana e em dados fornecidos pelo IML (Instituto Médico Legal) de João Pessoa.
O percentual mais elevado de assassinatos ocorreu na faixa de idade de 17 a 18 anos: 55,33%. Do total de menores assassinados, 84,77% eram meninos e 15,23%, meninas. O documento afirma que, entre os adolescentes, 39,13% eram estudantes, 17,39% tinham emprego e 17,39% viviam e trabalhavam na zona rural.
Os demais trabalhavam por conta própria. Todas as vítimas eram pobres. O estudo da Samops aponta a polícia, segurança privada e os grupos de extermínio como responsável por cerca de 10% dos assassinatos.

Texto Anterior: Mestre trouxe 'pequeno Buda'
Próximo Texto: Piauí criou município fantasma, diz deputado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.