São Paulo, terça-feira, 2 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Barco teria perdido controle

ANDRÉ MUGGIATI
DA AGÊNCIA FOLHA, EM MANAUS

A provável causa do naufrágio em Manicoré (AM) teria sido a quebra do cabo que une o timão ao leme (semelhante ao cabo de direção de um automóvel).
O acidente aconteceu quando o barco Comandante Albuquerque subia o rio Madeira. O barco ficou à deriva (perdeu o controle) e acabou levado pela correnteza ao encontro da balsa Miss Anna.
O choque causou um rombo no casco. O barco teria afundado em minutos, não dando chance para a maioria dos passageiros escapar.
A Agência Folha apurou que um barco como aquele comportaria com segurança até 20 pessoas. No sábado, levaria 45 passageiros.
A lotação estaria irregular, porque uma norma da Capitania dos Portos só permite aos barcos que levam pessoas para festas navegar com metade de sua capacidade.

Registro
Segundo a capitania, não há número suficiente de pessoas para fiscalizar os barcos. A capitania deve divulgar hoje se o barco Comandante Albuquerque possuía registro.
(AM)

Texto Anterior: Naufrágio mata 13 no Amazonas
Próximo Texto: Amapá teve maior acidente
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.