São Paulo, terça-feira, 2 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saúde de doadores melhora

AURELIANO BIANCARELLI
DA REPORTAGEM LOCAL

A imunoterapia também traz boas notícias para os portadores ``saudáveis" do HIV: pesquisas na Europa e nos EUA mostram que doar o plasma com frequência aumenta a produção de anticorpos no organismo do doador.
Há um mês, a tese foi defendida em um congresso realizado em Seattle. Um grupo de pesquisadores de San Francisco e Los Angeles apresentou um estudo mostrando que a doação de plasma aumenta as defesas.
``O trabalho ainda é inédito", disse Dalton Chamone. ``Foi provado que doações regulares estimulam o organismo."
Na Inglaterra, o professor Abraham Karpaz chegou às mesmas conclusões. Entre seus doadores, um deles já completou dez anos de doações. E continua bem de saúde.
Chamone acredita que a imunoterapia poderá ser usada em outras doenças. A Fundação Hemocentro já estuda a possibilidade de fazer o mesmo com doentes de leucemia.
Os médicos já constataram que muitos portadores de alguns tipos de leucemia têm os anticorpos mas não apresentam a doença. Esses portadores ``saudáveis" doariam o sangue para os doentes. ``Ainda é apenas um projeto. Mas já estamos pensando nele."
(AB)

Texto Anterior: Aidéticos podem doar sangue
Próximo Texto: Manifestação por segurança reúne 400 pessoas em Franco da Rocha
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.