São Paulo, terça-feira, 2 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tire suas dúvidas sobre o caso Senna

DO ENVIADO A IMOLA

O que aconteceu com o inquérito?
Ele continua em trâmite. Maurizio Passarini, procurador de Bolonha, pediu na última semana mais seis meses de prazo para complementar as diligências necessárias para melhor fundamentar a denúncia.

Quem são os acusados?
17 pessoas estão arroladas no inquérito movido pela Justiça italiana para apurar as causas do acidente. Nove delas são membros da Williams (equipe de Senna), entre eles Frank Williams (chefe e proprietário), Patrick Head (diretor) e Adrien Newey (projetista); cinco são da Simtek (equipe de Ratzenberger, que também morreu em Imola), e três são da Sagis (empresa que gere o autódromo de Imola e organiza a corrida).

Quais são as causas do acidente?
Falhas na pista e em seus dispositivos de segurança já foram descartadas por Passarini. Ficam as hipóteses da ruptura da barra de direção (praticamente certa), falha no sistema hidráulico da direção (não confirmada) e de um problema na suspensão traseira (quase descartada).

Como Senna morreu?
Ao se chocar contra o muro, a roda dianteira direita do Williams se soltou e voou em direção ao cockpit do carro.
Junto com a roda, foi um pedaço da barra da suspensão dianteira que perfurou a borracha situada na borda da viseira do capacete do piloto. Como uma lança, a peça atingiu o piloto no crânio.

O que aconteceu com a curva Tamburello?
A curva, que tinha característica de alta velocidade, foi completamente remodelada. Ganhou um formato de ``S". O trecho perdeu a fama de perigoso.

Como ficou o muro onde Senna bateu?
Ele permanece no local, protegido agora por uma barreira de pneus, uma medida mais para efeito visual do que de segurança, já que a reforma da pista reduziu a chance de acidentes.
Tornou-se local de culto para os fãs do tricampeão mundial.

O que aconteceu com o circuito de Imola?
Foi completamente reformado para o GP de San Marino (realizado anteontem). A pista está mais lenta, mais segura e menos extensa (de 5,04 km passou para 4,895 km). Os pilotos criticaram a falta de pontos de ultrapassagem.

O que aconteceu com a ex-namorada de Senna?
A modelo Adriane Galisteu escreveu um livro (``O Caminho das Borboletas"), no qual conta os últimos meses em que viveu ao lado do piloto. É acusada de explorar sua relação com Senna em causa própria.

O que aconteceu com o irmão de Senna?
Leonardo evita aparecer na mídia e se ocupa de um dos negócios deixados pelo irmão, uma concessionária de carros.

O que aconteceu com a irmã de Senna?
Viviane comanda o Instituto Ayrton Senna, uma espécie de fundação que pretende destinar a obras assistenciais o dinheiro arrecadado com royalties pagos por empresas que querem lançar produtos com o nome e/ou a imagem de Senna.

Como ficou a F-1?
Houve alterações no regulamento técnico da categoria. Os carros ficaram mais lentos, com menor potência e com recursos aerodinâmicos limitados. Os circuitos foram reformados para terem mais segurança. No Brasil, a F-1 perdeu audiência.

Texto Anterior: Fã-clube promove show em SP
Próximo Texto: Amorim critica excesso de cartões do time
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.