São Paulo, terça-feira, 2 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Le Pen anuncia que não apóia nenhum candidato no 2º turno

ANDRÉ FONTENELLE
DE PARIS

O líder da extrema direita francesa, Jean-Marie Le Pen, anunciou que não apoiará nenhum dos dois candidatos ao segundo turno da eleição presidencial.
Para Le Pen, 66, candidato derrotado da Frente Nacional, nem Jacques Chirac nem Lionel Jospin merecem apoio. Disse que a escolha é ``detestável".
Le Pen deixou a seus eleitores a liberdade de votar ou de se abster no segundo turno, domingo que vem, ``em função de suas origens, simpatias e antipatias".
Ele teve 15% dos votos no primeiro turno, em 23 de abril, a maior votação da história de seu partido.
Le Pen afirmou que decidirá seu voto hoje, no debate televisivo entre os dois candidatos, e que o anunciará amanhã.
A declaração foi feita após passeata da extrema direita em homenagem à heroína francesa Joana d' Arc (1412-1431), em Paris.
A festa, que reuniu cerca de 10 mil pessoas, é uma invenção dos neofascistas para comemorar o dia 1º de maio ignorando o Dia do Trabalho.
Um imigrante marroquino foi morto durante a passagem da manifestação. Ele foi atirado no rio Sena por quatro ``skinheads" (militantes de direitistas que raspam a cabeça). Le Pen condenou o crime.

Texto Anterior: Menem usa TV para a campanha eleitoral
Próximo Texto: Campanha tem debate decisivo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.