São Paulo, terça-feira, 2 de maio de 1995 |
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Saiba como conservar os pneus
MARCELO TADEU LIA
Pesquisar os preços antes da compra de pneus novos é recomendável. Os valores variam muito em cada loja. Em média, cada um custa entre R$ 40 e R$ 60, dependendo do modelo e da marca. Na hora da troca, o ideal é escolher um pneu que mantenha as características originais do veículo. É bom lembrar que é proibido instalar pneus e rodas que ultrapassem lateralmente a linha do pára-lama -também conhecidos como ``tala larga". Carros com pneus fora das especificações de fábrica podem ser apreendidos. Além disso, alterações de diâmetro podem provocar aumento no consumo, além de mudanças na estabilidade, e até no desempenho. Pneus de diâmetro maior tendem a piorar as acelerações, e os menores, a fazer o motor trabalhar em rotação mais elevada. Segundo os fabricantes, os pneus têm vida útil média de 40 mil quilômetros. ``Mas tudo vai depender do modo como o motorista guia, das condições das ruas e estradas por onde trafega e das precauções básicas, como verificar a calibragem toda semana", diz Wilson Shibuya, da loja Pal-Car. Pneus de veículos podem ser diagonais (convencionais) ou radiais (hoje disponíveis em todos os modelos à venda) -veja quadro ao lado. Os radiais, em geral, dão melhor comportamento ao carro. Hoje a maior parte dos carros nacionais também utiliza pneus sem câmara de ar, mais confiáveis e seguros do que os similares com câmara. Ao instalar um pneu, procure se certificar de suas medidas. Para um mesmo carro existem vários modelos e tamanhos. O Gol que sai de fábrica com rodas de aro 13 comporta pneus com medidas 145, bem finos (como é o caso do ``popular" Plus), a outros de medida 175, mais grossos (modelo GL). ``Os pneus 175, mais largos e de perfil mais baixo, dão mais estabilidade ao carro. Também melhoram a estética do carro", afirma Shibuya. Por modificar a dirigibilidade, nunca instale pneus de diferentes diâmetros. Procure manter ainda pneus da mesma marca no veículo. ``Pneu com rasgos laterais ou com desgaste acentuado deve ser trocado imediatamente", afirma Abílio Neto, da rede Zacharias. A banda de rodagem mínima (parte do pneu que fica em contato com a rua) é de 1,6 mm, segundo o Contran (Conselho Nacional de Trânsito). Pneus novos têm em média 8 mm de banda de rodagem. Próximo Texto: Recauchutado custa até metade Índice |
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