São Paulo, terça-feira, 2 de maio de 1995
Próximo Texto | Índice

Saiba como conservar os pneus

MARCELO TADEU LIA
DA REPORTAGEM LOCAL

Manter os pneus em bom estado garante economia e, principalmente, maior segurança ao dirigir.
Pesquisar os preços antes da compra de pneus novos é recomendável.
Os valores variam muito em cada loja. Em média, cada um custa entre R$ 40 e R$ 60, dependendo do modelo e da marca.
Na hora da troca, o ideal é escolher um pneu que mantenha as características originais do veículo.
É bom lembrar que é proibido instalar pneus e rodas que ultrapassem lateralmente a linha do pára-lama -também conhecidos como ``tala larga". Carros com pneus fora das especificações de fábrica podem ser apreendidos.
Além disso, alterações de diâmetro podem provocar aumento no consumo, além de mudanças na estabilidade, e até no desempenho.
Pneus de diâmetro maior tendem a piorar as acelerações, e os menores, a fazer o motor trabalhar em rotação mais elevada.
Segundo os fabricantes, os pneus têm vida útil média de 40 mil quilômetros.
``Mas tudo vai depender do modo como o motorista guia, das condições das ruas e estradas por onde trafega e das precauções básicas, como verificar a calibragem toda semana", diz Wilson Shibuya, da loja Pal-Car.
Pneus de veículos podem ser diagonais (convencionais) ou radiais (hoje disponíveis em todos os modelos à venda) -veja quadro ao lado.
Os radiais, em geral, dão melhor comportamento ao carro.
Hoje a maior parte dos carros nacionais também utiliza pneus sem câmara de ar, mais confiáveis e seguros do que os similares com câmara.
Ao instalar um pneu, procure se certificar de suas medidas. Para um mesmo carro existem vários modelos e tamanhos.
O Gol que sai de fábrica com rodas de aro 13 comporta pneus com medidas 145, bem finos (como é o caso do ``popular" Plus), a outros de medida 175, mais grossos (modelo GL).
``Os pneus 175, mais largos e de perfil mais baixo, dão mais estabilidade ao carro. Também melhoram a estética do carro", afirma Shibuya.
Por modificar a dirigibilidade, nunca instale pneus de diferentes diâmetros. Procure manter ainda pneus da mesma marca no veículo.
``Pneu com rasgos laterais ou com desgaste acentuado deve ser trocado imediatamente", afirma Abílio Neto, da rede Zacharias.
A banda de rodagem mínima (parte do pneu que fica em contato com a rua) é de 1,6 mm, segundo o Contran (Conselho Nacional de Trânsito). Pneus novos têm em média 8 mm de banda de rodagem.

Próximo Texto: Recauchutado custa até metade
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.