São Paulo, quarta-feira, 3 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Globo é multada por cena de nudismo

RONI LIMA; AZIZ FILHO
DA SUCURSAL DO RIO

A Rede Globo se comprometeu com o Juizado de Menores do Rio a não exibir cenas com apelo erótico ou violentas que envolvam menores de idade do elenco da novela ``Malhação".
O acordo foi feito após a Rede Globo ser multada por levar ao ar cena de nudismo sem autorização do juizado, no primeiro capítulo da novela das 17h30, em 24 de abril.
Numa cena passada no box do vestiário da academia Malhação apareceram as nádegas da personagem Lola (Gisele Fraga), quando fazia sexo com Dado (Claudio Heinrich).
O casal foi flagrado pelos personagens Héricles (Danton Mello), Bella (Juliana Martins) e o garoto Fabinho, interpretado pelo ator Bruno de Luca, que tem 12 anos.
O promotor da 1ª Vara de Menores, Fernando Galvão, 27, declarou que não cabe ao juizado discutir se o horário de exibição da cena era apropriado ou não. Essa decisão cabe apenas ao governo federal.
Mas o Estatuto da Criança e do Adolescente obriga que textos de cenas de espetáculos públicos em que trabalhem menores de idade sejam analisados previamente pelo juizado.
A Globo não apresentou os textos dos primeiros dois capítulos para análise. Por isso terá que pagar multa por cada episódio (o valor ainda não foi definido pelo Juizado), variando de 3 a 20 salários mínimos.
A direção da Globo negou excessos em qualquer cena exibida até agora.
Para a emissora, o acordo não implica alterações no conteúdo da trama -e sim numa adequação ao que manda a lei.
Para cumprir o acordo, a Globo terá que ser rigorosa, pois cerca de 50% do elenco de ``Malhação" tem menos de 18 anos de idade. A atriz Carolina Dieckmann, por exemplo, que vive a personagem Juli, tem 16.
O juizado terá agora que fiscalizar o cumprimento do acordo, pois mesmo um texto analisado previamente pode ganhar ares mais eróticos ou violentos ao ser gravado.
Na cena de nudismo, por exemplo, o texto assinalava que o ato sexual era apenas sugerido, com a silhueta do casal, e Fabinho não entrava no vestiário, ficando do lado de fora.
As nádegas e a entrada do menino foram introduzidas pela direção de ``Malhação", cujo responsável final é o diretor-geral, Roberto Talma.
O promotor disse acreditar que a Globo não mais colocará no ar cenas com atores menores que possam conter ``excesso de violência ou exploração erótica dos menores".
Galvão não quer saber, por exemplo, de atores menores de idade em cenas de brigas violentas ou de mulheres andando de calcinha e sutiã no vestiário da academia.
``Não é censura. Estamos apenas cortando cenas escabrosas, absurdas, que não acrescentam nada ao ator menor de idade", diz Galvão. ``Fico feliz que a lei seja cumprida."

Texto Anterior: Obra de Regina Vater homenageia brasileiro
Próximo Texto: Começa hoje no MIS mostra sobre o cinema latino-americano
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.