São Paulo, sexta-feira, 5 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Senado altera projeto para educação

PAULO SILVA PINTO
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O projeto da LDB (Lei de Diretrizes e Bases) da educação, aprovado ano passado na Câmara, depois de quatro anos e meio de discussão, foi virado do avesso ontem no Senado.
A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado aprovou uma proposta alternativa do senador Darcy Ribeiro (PDT-RJ) que elimina, por exemplo, o plano de carreira do magistério.
Pela proposta de Darcy Ribeiro, que revê vários pontos da LDB da Câmara, também não existiria a vinculação do salário dos professores de pós-graduação às bolsas que os alunos recebem.
Há pontos que Ribeiro eliminou porque, afirma, são inconstitucionais. É o caso da autonomia financeira e patrimonial de instituições públicas de ensino.
O projeto do senador elimina regras que ele e o ministro Paulo Renato Souza (Educação) consideram corporativistas.
A principal delas é a indicação dos membros do Conselho Nacional de Educação por entidades de professores e estudantes.
Ribeiro quer que os nomes sejam sugeridos por várias entidades -não só de professores e alunos- e que a escolha seja feita pelo presidente da República.
Além disso, Ribeiro propõe um conselho consultivo e não deliberativo. É exatamente a fórmula prevista pela MP (medida provisória) sobre o Conselho enviada ao Congresso.
Essas regras estavam na LDB da Câmara para atender às pressões das entidades representativas de estudantes e professores.
A proposta alternativa de Darcy Ribeiro (substitutivo) vai agora receber emendas e ainda terá de passar pela Comissão de Educação e pelo plenário do Senado.
Se passar por essas etapas, volta para a Câmara em regime de urgência (direito a entrar na frente de outros projetos que aguardam, há mais tempo, o dia de entrar no plenário) para ser votado.
No governo, que apóia o substitutivo, espera-se que este processo leve quatro meses.
Nenhum senador da Comissão de Constituição e Justiça votou contra a aprovação do substitutivo.

Texto Anterior: Assembléia de vigilantes em greve tem tumulto
Próximo Texto: 5ª a 8ª série receberão livro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.