São Paulo, sábado, 6 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Número de alunos aumenta

DA REPORTAGEM LOCAL

O crescimento do número de vagas na Unesp entre 1988 e 1990 é ``sem precedentes na história da universidade pública brasileira", diz o reitor Arthur Roquete de Macedo (leia quadro acima).
Segundo o reitor, o crescimento se deve ao fato de a universidade, que faz 20 anos em 1996, ter conseguido em pouco tempo ``desenvolver sua identidade e a qualidade". Pelo fato de ser uma universidade jovem, criada a partir de institutos de ensino superior já existentes, a Unesp precisou criar uma cara própria e única.
Espalhada por 17 cidades do interior e tendo a reitoria na capital, as dificuldades de unificação foram ainda maiores.
Segundo o reitor, a Unesp só pôde dar seu salto quantitativo e qualitativo depois que alcançou seu equilíbrio financeiro. O que só foi possível depois da elevação dos percentuais do ICMs que recebe -nos últimos quatro anos passou de 1,94% para 2,33%
Com o orçamento equilibrado, a Unesp pôde começar a fazer seus investimentos prioritários, como a implantação da rede de bibliotecas e da rede de informática.
Também a autonomia de gestão financeira das universidades, implantada em 1989, contribuiu, segundo o reitor, para o desenvolvimento da Unesp. ``Se pegar os parâmetros antes e depois da autonomia, é fácil observar que houve uma nítida otimização dos recursos", diz.

Texto Anterior: Avaliação quer detectar problemas e causas
Próximo Texto: Ex-bancário espera transplante há 1 ano
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.