São Paulo, sábado, 6 de maio de 1995 |
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ENTENDA O MOUNTAIN BIKE 1 - O que é O mountain bike é uma categoria do ciclismo, que mistura as provas ciclísticas tradicionais -de estrada- com o cross -trilhas com obstáculos, como lama, água e terreno acidentado. As competições de mountain bike incluem aclives e declives, daí o nome ``ciclismo de montanha" 2 - O equipamento A bicicleta corpo - pode ser feito de titânio, mais leve e resistente, de alumínio ou de aço (o mais pesado) selim - revestido com couro ou material plástico pneus - têm espessura maior que nas bicicletas do ciclismo tradicional. Alguns possuem uma banda de náilon, para ficar mais leve. De acordo com o terreno, o pneu possuirá cravos maiores ou menores freios - são mais resistentes que os das bicicletas comuns pedais - contêm pequenos ganchos que se encaixam a sapatilhas usadas pelos ciclistas, conferindo firmeza aos pés marchas - há bicicletas com até 24 marchas (oito catracas acopladas à roda traseira e três no pedal O biker (ciclista) capacete - cobre a parte de cima da cabeça luvas - têm reforço de couro na palma das mãos (normalmente o ciclista se apóia com as mãos quando sofre uma queda) roupa - normalmente, uma bermuda e camiseta de lycra cotoveleiras, joelheiras, colete, tornozeleira - acessórios que o biker usa geralmente em provas com longas descidas 3 - A técnica Pedalando em baixa velocidade - deve-se ficar em pé a maior parte do tempo para se obter maior liberdade de movimentos. Nunca fazer uma curva lenta virando o guidão, mas movendo o corpo. Incline o tronco e a cabeça para fora da curva e deixe a bicicleta cair para dentro. Nas subidas - quando pedalar em pé, mantenha o tronco paralelo ao solo, esticando as pernas, flexionando os braços e puxando o guidão para cima Passando por um obstáculo - a aproximação do obstáculo deve ser feita em velocidade média e marcha leve. Quando estiver entre 30 e 20 cm dele, o biker deve empinar a roda dianteira da bicicleta, movendo o corpo para frente e para baixo e, em seguida, puxando o guidão para cima e para trás. Nas descidas (down hill) - para descer em velocidade, nunca olhe para os obstáculos, mas para o caminho livre entre eles. Inicie a descida com a mesma velocidade com que vai chegar ao seu final. Não acelere. Utilize ao máximo os freios da frente, para evitar que a roda traseira escorregue. Mas cuidado para não empinar com a roda de trás. Nunca tire os dois pés dos pedais. Nas curvas, freie antes, sem travar as rodas. Abra o traçado na entrada e na saída, mas feche junto à quina das curvas. Texto Anterior: Teen prioriza Atlanta-96 Próximo Texto: 'Big George' publica a sua autobiografia Índice |
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