São Paulo, domingo, 7 de maio de 1995
Próximo Texto | Índice

Política psicológica; Psicologia política; Mal menor; O poder da caneta; Vale da miséria; Lavando as mãos; Dar em nada; Chupando o dedo

Política psicológica
Para ACM, o principal êxito do governo esta semana, após as votações das reformas, foi psicológico. O vento mudou e ficou a favor de FHC. ``Mas o presidente não pode se descuidar. Tem que continuar trabalhando o Congresso".

Psicologia política
Receita de ACM para FHC manter tempo bom: ``Continuar ligando para parlamentares, aumentar a bancada". E adiar reformas no BB e CEF. ``Não é hora de desagradar deputado. Fechar uma agência ou outra é bobagem".

Mal menor
Em silêncio, os partidos de esquerda mudaram de estratégia na votação das reformas. Quando vêem que vão perder feio, em vez de obstruir, tentam negociar. A tática valeu para o gás e deve valer também para as telecomunicações.

O poder da caneta
Máxima de Esperidião Amin sobre nomeações: ``Quando o nome de um político sai no jornal como possível ministro, mais da metade dos correligionários fica contra. Mas quando sai no `Diário Oficial', todos ficam a favor".

Vale da miséria
A estréia do Comunidade Solidária enfim foi marcada. Será dia 26, no Vale do Jequitinhonha. Ruth Cardoso e Paulo Renato assinarão convênios de transporte escolar. Dos 1,1 milhão de habitantes locais, 48% são analfabetos.

Lavando as mãos
Parlamentares da própria base governista dizem que o projeto de reformulação da Previdência entrou em banho-maria no Congresso. E que vai continuar assim. Até que o Ministério da Previdência concorde em alterá-lo.

Dar em nada
Não é só no Congresso que a tentativa de acordo na emenda da Previdência vai mal. Na comissão formada a mando de FHC, os técnicos do ministério e os da Força Sindical também não se entendem. As negociações congelaram.

Chupando o dedo
Empresas que monopolizavam o fornecimento de merenda escolar ao governo federal iniciaram um lobby contra a descentralização. Semana passada circulou no Congresso um texto apócrifo dizendo que será o fim do programa.

Próximo Texto: Olho gordo; Em casa; Controle centralizado; Costura difícil; Por enquanto; Sorriso amarelo; Gueto; Nos Pampas; Protesto do vernáculo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.