São Paulo, segunda-feira, 8 de maio de 1995
Próximo Texto | Índice

Por um fio; Alta tensão; Príncipe da sociologia; "Mui amigo"; Nova edição; Balão no ar; Dos arquivos; Carro oficial; Por fora; 'Hablamos' português; Reciclado; Ponte-aérea; Aliança teórica; Na base da troca; Frente infantil; Pré-campanha; Vitória de Pirro

DOS ARQUIVOS

Por um fio
No fim de março, enquanto Pérsio Arida explicava o suposto ``vazamento" de informações do BC, FHC chegou a agir para substituí-lo. Convidou pessoalmente Affonso Celso Pastore para o cargo. A resposta foi negativa.

Alta tensão
No meio da crise envolvendo Arida, José Serra saiu em sua defesa. Ligou para Maria da Conceição Tavares (PT-RJ) e indagou se ela integrava o ``complô" contra o presidente do BC. Conceição xingou Serra e bateu o telefone.

Príncipe da sociologia
A prestigiosa London School of Economics decidiu conceder o título de ``doutor honoris causa" a FHC. Motivo: ``sua contribuição ao estudo da sociologia e da política do
desenvolvimento".

``Mui amigo"
O embaixador Rubens Barbosa guarda na biblioteca da embaixada brasileira em Londres um retrato incômodo. Aparece ao lado do ex-presidente mexicano Carlos Salinas Gortari, apontado como responsável pela crise de seu país.

Nova edição
Ao ler ontem na Folha a reportagem sobre a pressão dos EUA para que o Brasil entrasse na Guerra do Vietnã, Roberto Campos (PPR-RJ) resolveu que irá rever trechos de sua auto-biografia, ``A Lanterna na Popa".

Balão no ar
Secretário paulista do Planejamento, André Montoro Fº lançou uma idéia no mínimo original para o Estado começar a saldar sua dívida bilionária com a União. Vender os aeroportos de Congonhas e Viracopos para o governo federal.

Ao retomar o sistema de cotas de importação na Zona Franca de Manaus, o governo FHC tirou do baú uma disputa da época de Collor. Em maio de 91, Egberto Baptista acabou com as cotas e Zélia foi contra. A ministra caiu.

Carro oficial
O presidente da Câmara Distrital, o deputado petista Geraldo Magela, foi visto anteontem à tarde numa festa infantil realizada numa escola de Brasília. Detalhe: estava usando o carro oficial.

Por fora
Uma articulação iniciada no quercismo tenta fazer do deputado federal José Aristodemo Pinotti o futuro presidente do PMDB paulista. Mas Alberto Goldman continua sendo, por ora, o favorito.

`Hablamos' português
O governo argentino acaba de tornar obrigatório o ensino do português no curso de diplomatas de sua Chancelaria. Em compensação, o governo francês extinguiu a obrigatoriedade do ensino de português nas escolas de 1º grau.

Reciclado
Não adiantou chegar ao gabinete da Vice-Presidência. Marco Maciel continua com a mão fechada. Não raro, seus assessores recebem dele bilhetes no verso de papéis usados e envelopes com o nome original riscado a caneta.

Ponte-aérea
Ruth Cardoso anuncia na quinta, no Planalto, o programa de ação do Comunidade Solidária, que atenderá cerca de 280 dos municípios mais pobres do país. Depois, vai a Xapuri (AC). Passará o Dia das Mães longe do Alvorada.

Aliança teórica
Os caciques do PFL duvidam da aprovação do destaque que acaba com o monopólio das estatais estaduais de gás, a ser apresentado pelo novo aliado PPR, durante o 2º turno de
votação da emenda.

Na base da troca
O ministro Stephanes admite enviar projeto ao Congresso parcelando a dívida dos inadimplentes com a Previdência. Desde que os deputados aprovem a lei que taxa o pró-labore pago pelas empresas a seus diretores, por exemplo.

Frente infantil
A frente parlamentar suprapartidária que pretende defender a manutenção sem cortes das verbas do chamado Orçamento da Criança já tem ao menos três articuladores: Almino Affonso e Montoro (PSDB) e Rita Camata (PMDB).

Pré-campanha
Aloizio Mercadante (PT) embarcou ontem para a França. A convite do governo, vai acompanhar as eleições presidenciais e conhecer programas de várias prefeituras francesas. Prepara-se para o pleito paulistano em 96.

Vitória de Pirro
Apesar da garantia de que poderá indicar o candidato do PMDB à Prefeitura de São Paulo em 96, o quercismo se depara com um problema fundamental: não tem um único candidato viável.

TIROTEIO
- Eles quiseram guerra, jogaram pesado e perderam. Agora vão pagar por isso.

Próximo Texto: Aprendiz de cacique
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.