São Paulo, segunda-feira, 8 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasileiro acha droga contra queda de cabelo

VANESSA DE SÁ
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Um brasileiro acaba de patentear o que diz ser o mais poderoso vasodilatador já descoberto, o maxidilan, que também promove o crescimento de cabelos.
A substância -que promove a dilatação de vasos sanguíneos- será usada para a fabricação de uma solução para pessoas com problemas de queda de cabelo.
A notícia foi divulgada no 24ª Reunião da Sociedade Brasileira de Bioquímica, que acontece até amanhã, em Caxambu.
A descoberta de José Marcos Ribeiro, 44, da Universidade do Arizona, foi feita a partir da saliva de um flebótomo (mosquito) que transmite a leishmaniose.
A doença, também chamada úlcera de Bauru, causa feridas na pele difíceis de cicatrizar.
``Além das aplicações médicas, como o uso em cirurgias, o maxidilan deixa os macrófagos, células do sistema imunológico, meio `anestesiados', fazendo com que o agente que causa a leishmaniose consiga invadir o organismo sem maiores problemas".
A descoberta da droga, feita em conjunto com uma equipe de pesquisadores da Universidade Harvard (EUA), foi casual.
``Ao fazermos um experimento em que colocávamos o inseto para picar a cauda de um camundongo verificamos que dias depois havia nascido um grande tufo de pêlos ali", disse.

Texto Anterior: Bebês franceses recebem órgãos artificiais
Próximo Texto: Alemães criticam as condições de trabalho
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.