São Paulo, segunda-feira, 8 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Chirac é eleito novo presidente da França

ANDRÉ FONTENELLE
DE PARIS

Jacques Chirac foi eleito ontem presidente da França. Apurados 97,4% dos votos, o candidato conservador tinha 52,7% dos votos válidos, contra 47,3% do socialista Lionel Jospin.
Chirac, 62, candidato da RPR (Reunião Pela República) e prefeito de Paris, sucederá, para um mandato de sete anos, a François Mitterrand, que o derrotara nas eleições de 1981 e 1988.
O anúncio das pesquisas de boca-de-urna, às 20h (15h em Brasília), desencadeou a festa no comitê de campanha de Chirac e lágrimas no de Jospin.
``Serei o presidente de todos os franceses. Peso a gravidade das responsabilidades que terei e a dificuldade da tarefa que nos espera", declarou o presidente eleito, na prefeitura de Paris.
O carnaval de seus partidários varou a noite, na praça da Concórdia e em outros pontos de Paris.
O presidente eleito pregou um governo ``imparcial, exigente consigo e preocupado com a boa utilização do dinheiro público".
Acrescentou que sua prioridade será a luta contra o desemprego (12,2% da população ativa).
``A pátria dos direitos humanos resplandecerá de novo no mundo e será o motor da União Européia", disse Chirac. Concluiu lembrando seus pais: ``Cumprirei meu dever se for digno de sua memória".
A primeira mensagem de felicitações do exterior veio do chanceler alemão, Helmut Kohl, que lembrou a amizade franco-alemã.
O presidente François Mitterrand enviou ao sucessor seus parabéns: ``Assim que entrarmos em acordo, eu o receberei com o decoro devido a um chefe de Estado", afirmou um comunicado.
O atual presidente, que sofre de câncer na próstata, encerra 14 anos de governo dia 20, mas é provável que entre em acordo com Chirac para renunciar alguns dias antes.
Hoje os dois assistem juntos à celebração do cinquentenário do fim da Segunda Guerra na Europa.
Mitterrand também mandou mensagem ao candidato do Partido Socialista: ``Caro amigo, eu lhe agradeço pela bela campanha". Jospin, 57, saudou Mitterrand e desejou boa sorte a Chirac.
``Senti surgir em torno de minhas propostas um profundo movimento de renovação. Ele não permitiu a vitória hoje, mas não vai parar", declarou.
Azarão ao lançar a candidatura, Jospin se tornou um sério postulante à Presidência. Seu crescimento nos últimos dias deu esperanças de vitória à esquerda.
Apesar da derrota, seu resultado o situa como provável líder da oposição e reanima o PS, após anos de resultados eleitorais decepcionantes. Jospin venceu o primeiro turno, com 23,2% dos votos, contra 20,8% de Chirac.
Em junho, o novo presidente enfrentará seu primeiro desafio eleitoral, as eleições municipais.

Texto Anterior: EUA devem adotar sanções contra Japão
Próximo Texto: Político já foi premiê e prefeito de Paris
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.