São Paulo, terça-feira, 9 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nativos são minoria em arquipélago

DA AGÊNCIA FOLHA, EM RECIFE

Um censo sócio-econômico feito em março em Fernando de Noronha revelou que, dos 1.905 habitantes do arquipélago -pertencente a Pernambuco-, apenas 450 são nativos.
Residem no arquipélago representantes de 21 Estados. Os recifenses são maioria. Segundo a pesquisa, 583 trocaram a cidade pelas ilhas. O censo revela ainda que do total de pessoas que moram em Fernando de Noronha, 1.155 chegaram ao arquipélago nos últimos sete anos.
``A migração está sufocando a população nativa", disse o administrador das ilhas, Elias Gomes.
A ``invasão" induziu ao crescimento dos trabalhos relacionados ao turismo. Outras atividades exercidas no local foram reduzidas.
Segundo a pesquisa, atualmente 339 pessoas trabalham com turistas nas ilhas. Apenas 33 continuam exercendo a pesca e dez, a agricultura.
Para Gomes, o crescimento desordenado da população e a presença de turistas ``estão provocando colapso no abastecimento de energia e tornando precário o fornecimento de água".
O administrador disse que deverá anunciar em breve medidas emergenciais para conter a migração e disciplinar o turismo em Fernando de Noronha.

Texto Anterior: Programa para idosos inclui coleta seletiva
Próximo Texto: Polícia monta esquema para combater gangues
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.