São Paulo, terça-feira, 9 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Carro "popular" tem ágio de até 30%

ARTHUR PEREIRA FILHO
DA REPORTAGEM LOCAL

Para levar para casa um carro ``popular" sem entrar na fila de espera das concessionárias -alguns modelos têm espera de quatro meses- o consumidor precisa pagar ágio de até 30% no mercado paralelo.
O Corsa Wind, da GM, por exemplo, é vendido, na média, por R$ 11.400,00, cerca de 28% acima da nova tabela, com o reajuste anunciado de 9,8% (R$ 8.881,00).
É o mesmo valor pedido por um Mille ELX quatro portas, da Fiat. Na tabela -que ainda não foi alterada pela montadora- o ELX custa R$ 8.805, o que dá um ágio de 29,5%.
O Mille Electronic (R$ 7.911,00 na tabela) custa 29% a mais em lojas que não fazem parte da rede autorizada Fiat. Sai por R$ 10.200,00.
O Gol Plus, da Volks, é o mais caro. É cotado por R$ 12.200,00, em média, mas pode chegar a custar até R$ 13 mil. Ou seja, 27% acima do novo preço de tabela (R$ 10.200,00).
O Gol 1.000, modelo antigo, da Volks, e o Hobby, da Ford, são os modelos populares com menor ágio (cerca de 20%).
``O mercado permanece estável há várias semanas", afirma Renato Ferreira da Silva, gerente do Autoline, empresa que fornece informações sobre preços de automóveis por telefone.
Segundo ele, os novos preços dos carros ainda não tiveram efeito sobre o ágio do carro ``popular".
A cobrança de ágio persiste, apesar do constante aumento de produção e de vendas. No mês passado, os carros ``populares" foram responsáveis por 52,7% do total de automóveis produzidos e vendidos no país. As montadoras comercializaram 45.226 ``populares".
O Mille, da Fiat, ainda é o mais vendido (16.114). Em seguida aparece o Gol, da Volks (14.026). O Corsa Wind é o terceiro, com 7.180 unidades.
A Ford colocou 6.240 Escort Hobby no mercado. A Volkswagen vendeu 1.666 modelos Fusca, que aparece como o 15º carro mais vendido no mês.
O presidente da Anfavea, Silvano Valentino, prevê que a venda de ``populares" cresça entre 15% e 20% em maio. ``Com a implantação do terceiro turno, as montadoras estão aumentando bastante a produção do carro popular e a fila de espera vai diminuir".
(APF)

Texto Anterior: VW fará horas extras aos sábados
Próximo Texto: Juros ameaçam a produção, diz Fiesp
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.