São Paulo, terça-feira, 9 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mostra discute a identidade indígena

Fotos registram aculturação do índio

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Exposição: Contatos e Confrontos
Onde: MIS
Quando: abertura hoje, às 20h; de segunda a domingo, das 14h às 22h; até 4 de junho
Entrada: franca

O MIS inaugura também hoje a exposição fotográfica ``Contatos e Confrontos", dentro do 2º Mês Internacional da Fotografia, promovido pelo NaFoto (Núcleo dos Amigos da Fotografia).
Nas 150 fotos expostas, 25 fotógrafos resgatam a identidade indígena. As imagens estampam os impactos e as experiências que o índio viveu nos contatos e nos confrontos com a cultura branca.
Entre os trabalhos mais expressivos estão os de Jesco Von Puttkamer, de Geraldo Mendonça e do médico indigenista Rubens Belluzzo Brando.
Puttkamer registrou, na década de 50, o povo indígena Suruí, do interior de Rondônia.
Na década de 40, Mendonça documentou os primeiros contatos com o povo Orouari, também da região de Rondônia, e coloriu algumas fotos em preto-e-branco.
O médico Belluzzo identificava os índios guarani, do interior de São Paulo, retratando-os com uma placa numerada dependurada no pescoço.

Texto Anterior: Michael O'Neill expõe faces famosas
Próximo Texto: Morre cineasta María Luisa Bemberg em Buenos Aires
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.