São Paulo, quarta-feira, 10 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CIDADÃO KANE

Orson Welles controla produção e inaugura cinema moderno

DA REDAÇÃO

O dia em que Orson Welles começou a rodar ``Cidadão Kane", 30 de julho de 1940, foi um acontecimento em Hollywood. Ele era um estreante de 25 anos, com formação teatral, que chegava a Hollywood com privilégios inusitados. O principal deles: controle completo da produção.
A RKO lhe concedeu isso graças à dramatização radiofônica de ``A Guerra dos Mundos", de H.G. Wells, em 1938. Os ouvintes acreditaram que o anúncio de uma invasão marciana era verdadeiro, o que originou um caso de histeria coletiva.
Era um prenúncio do que o ex-menino prodígio viria a fazer no cinema, contando a história do magnata Charles Foster Kane. Ou antes, a história de um jornalista que tenta desvendar os mistérios de sua vida. Inutilmente, pois o que o filme mostra é a impossibilidade de se conhecer um homem.
Com ``Cidadão Kane", Orson Welles abandonava a narrativa linear, mudava a maneira de conceber os planos (usando abundantemente os planos-sequência), de dirigir atores (chamados a interpretar cenas inteiras, em vez de fragmentos), de conceber a profundidade de campo (tudo na cena é igualmente nítido, do primeiro ao último plano), a angulação (as tomadas feitas de baixo para cima), a visão lateral (a lente grande angular abria o espaço).
O uso sistemático e coerente desses procedimentos ajudou a liberar o cinema de suas convenções. Ao mesmo tempo, um Welles onipresente (ator, diretor, roteirista) anunciava o surgimento da era do autor. Com ``Kane", começou o cinema moderno.

Texto Anterior: O quarto filme de James Stewart com o diretor
Próximo Texto: O filme estreou no dia lº de maio de 1941
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.