São Paulo, quarta-feira, 10 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Curitiba prepara jardins com flores resistentes para enfrentar inverno

MÔNICA SANTANNA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM CURITIBA

Curitiba (PR) está substituindo 110 mil flores da cidade por outras mais resistentes ao inverno, que começa oficialmente em 21 de junho.
Nos últimos dias, a temperatura média em Curitiba tem oscilado entre 14ºC e 16ºC, mas em junho e julho chega a atingir dois graus negativos.
Serão trocadas todas as 65 mil mudas do Jardim Botânico e as 45 mil do centro da cidade.
Segundo a prefeitura, nas floreiras, canteiros e jardins do Centro serão plantadas cravinas, petúnias e amores-perfeitos produzidas no Horto Municipal. O Relógio das Flores, um dos principais pontos de atração turística de Curitiba, também terá somente amores-perfeitos no inverno.
O relógio é formado por flores. Somente os ponteiros e o eixo central são mecânicos. Fica no largo da Ordem, no centro. As flores do relógio eram cinerárias (planta ornamental) e periquitinho (folhagem de pequeno porte).
Para fazer a substituição das flores, a prefeitura contratou meninos e meninas com idades entre 14 e 17 anos. As crianças são frequentadores dos ``piás ambientais", unidades municipais que ensinam atividades de jardinagem e trabalhos artesanais.
A troca começou pelo Jardim Botânico. Crianças moradoras da favela da Vila Pinto estão plantando mudas de amor-perfeito no lugar dos cravos.
Segundo o diretor do Horto Municipal, Floriano Grochoski, os canteiros do Jardim Botânico passarão a ter somente amores-perfeitos porque ficam ao ar livre e, por isso, necessitam de flores mais resistentes ao frio.
Os canteiros foram inspirados no jardim do Palácio de Versailles, na França.
Para trocar as flores, as quase 50 crianças ganham meio salário mínimo (R$ 50,00) cada uma por período de quatro horas.

Texto Anterior: Cartaz; Frase do ano 1; Frase do ano 2
Próximo Texto: Telemedicina facilita atendimento de saúde
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.