São Paulo, quarta-feira, 10 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Indústria de bens de consumo bate recorde

ANTONIO CARLOS SEIDL
ENVIADO ESPECIAL A CHICAGO

A indústria mundial de bens de consumo lançou um número recorde de 21.986 novos produtos em 1994, o que representa aumento de 26,6% em comparação com 1993.
A informação foi divulgada ontem pelo Marketing Intelligence Service, empresa de consultoria norte-americana, durante a 58ª feira anual da indústria de supermercados.
O evento, com a presença de 1.300 empresas de bens de consumo e supermercados de todo o mundo, está sendo realizado pelo Food Marketing Institute, no centro de convenções McCormick Place, em Chicago, capital do estado de Illinois, no Meio-Oeste norte-americano.
Tom Vierhile, diretor geral do Marketing Intelligence Service, disse que o ``tremendo aumento" no lançamento de novos produtos mostra a ``firmeza da economia pós-recessão" nos países desenvolvidos.
As 50 maiores empresas mundiais foram responsáveis por 23,4% dos novos produtos em 1994, em comparação com 22,7% no ano retrasado.
A Nestlé foi a campeã de lançamentos em 1994, com 334 novos produtos.
Variedades
O Marketing Intelligence Service ressaltou, porém, que, embora 94 tenha sido um ano recorde de lançamentos, a maioria dos novos produtos não é realmente ``nova".
Os consumidores têm mais novos produtos para escolher nas prateleiras dos supermercados, mas, segundo o relatório, a taxa de inovação (proporção de novas invenções entre os lançamentos) foi de apenas 5,4% este ano (veja texto ao lado).
Os produtos classificados como ``inovadores" pela pesquisa oferecem aos consumidores novos benefícios nas seguintes áreas: formulação, embalagem, tecnologia e satisfação de uma necessidade ainda não atendida pelo mercado.

O jornalista ANTONIO CARLOS SEIDL viajou a Chicago a convite da Abras

Texto Anterior: Análise de riscos aprova títulos do Unibanco
Próximo Texto: Grupo dos EUA faz oferta para comprar Hotel Nacional
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.