São Paulo, quarta-feira, 10 de maio de 1995
Próximo Texto | Índice

'Os 10 Melhores Filmes' provoca cinéfilos

DA REPORTAGEM LOCAL

Erramos: 13/05/95
O nome e o diretor do filme "O Jardim dos Finzi Contini", de Vittorio De Sica, foram publicados erroneamente na capa da Ilustrada de 10/5.
`Os 10 Melhores Filmes' provoca cinéfilos
Artistas e personalidades comentam nomes e lembram `injustiçados' do caderno que a Folha publica hoje
A Folha publica hoje o caderno ``Os 10 Melhores Filmes", elaborado a partir de cem listas de críticos de 27 países do mundo inteiro. É a primeira vez que um jornal organiza uma compilação desta importância.
O campeão foi ``Cidadão Kane", de Orson Welles, votado em 48% das listas individuais. O italiano Federico Fellini foi o único cineasta a ter dois filmes incluídos entre os dez mais votados -``8 e 1/2" e ``Amarcord".
Uma lista desta abrangência certamente está sujeita a polêmicas, críticas e elogios apaixonados.
Em repercussão junto a artistas e personalidades, surgiram vários nomes de ``injustiçados" -do norte-americano John Ford ao franco-suíço Jean-Luc Godard.

Caetano Veloso, compositor - Todos são bons. Imaginei que Welles fosse o mais votado. Fellini é um dos meus diretores favoritos, mas acho ``8 e 1/2" um de seus piores filmes. Senti falta de Godard e Bergman. Sempre que se faz uma lista dos melhores, Godard fica de fora. A própria existência da cinematografia dele invalida as listas de melhores filmes.
José Wilker, ator - Cada um tem sua lista. Ozu é um cineasta notável, mas Kobayashi é muito melhor. Se tem dois Fellini, tem que ter um Visconti, ``Rocco e Seus Irmãos", por exemplo. Para contar a história do cinema tem que ter ``Crepúsculo dos Deuses" e ``Cantando na Chuva".
Paulo Perdigão, programador de filmes da Rede Globo - É uma lista comum. A cada dez anos a revista inglesa ``Sight and Sound" publica algo parecido. Todo mundo vota em ``Cidadão Kane", até para não se comprometer. Mas as inclusões de ``Amarcord" e ``Apocalypse Now" surpreendem.
Lygia Fagundes Telles, escritora - Esta lista está muito boa. Meu filme predileto é ``8 e 1/2", do Fellini. Mas não concordo com ``Viagem a Tóquio". ``Os Jardins dos Fins de Contini", de Visconti, não está na lista e é de uma beleza sem par.
Silvio de Abreu, autor de telenovelas - Todos os filmes são ótimos, embora não concorde com alguns. Gostaria que ``Nascido para Matar" entrasse no lugar de ``Apocalypse Now". Sinto falta de comédias. Só entram dramas e filmes sociais nessas listas. Os críticos consideram as comédias e os musicais subgêneros.
Nuno Ramos, artista plástico - Toda lista é imperfeita, mas esta é especial. É um absurdo não ter nada do Chaplin, a coisa mais pura e perfeita que o cinema fez.
Fernando Moraes, escritor - É uma lista e tanto. É fácil colocar novos títulos nela, o difícil é excluir qualquer um. Eu incluiria ``Era uma Vez na América", de Sergio Leone, e ``Rocco e Seus Irmãos", de Visconti, entre outros.

Próximo Texto: Caderno terá edição em francês
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.