São Paulo, quinta-feira, 11 de maio de 1995
Próximo Texto | Índice

Pressão do governo; De afogadilho; Pito; Fissura; Mapa da mina; Ciclo virtuoso; Muleta; Desestímulo; Em revista; Em família

DE AFOGADILHO

Pressão do governo
Os deputados do PPR e PL que tentam mudar o texto da emenda do gás para quebrar o monopólio dos Estados conseguiram 58 assinaturas ontem para apresentar seu destaque na votação de hoje. Mesmo assim, estão pessimistas.

Antes que crescesse o movimento no Congresso para votar o substitutivo que altera a emenda do gás, restituindo o texto original do governo, foi sintomaticamente antecipada para hoje de manhã a votação em 2º turno do texto.

Pito

Fissura
O PFL não está fechado na emenda do gás. Waldemar Corauci (PFL-SP) diz que ele e outros deputados devem votar pelo substitutivo que altera o texto aprovado por larga maioria em 1º turno: ``Toda unanimidade é burra".

Mapa da mina
Os governistas estavam exultantes ontem no Congresso não só por causa da vitória por larga margem na definição de empresa nacional. É que agora tem certeza de que a ``esquerda" não passa de 115 votos na votação do petróleo.

Ciclo virtuoso
Cresce entre os governistas a idéia de que o avanço das reformas no Congresso levará o BC a baixar a taxa de juros. ``É que isto acelera a entrada de recursos externos sem que seja preciso juro tão alto", diz Kandir (PSDB).

Muleta
Paradoxalmente, a greve na Petrobrás serve de apoio para a permanência de Joel Rennó na presidência da estatal. O governo não vê com bons olhos a idéia de demiti-lo agora porque poderia dar força ao movimento grevista.

Desestímulo
A sentença do TST obrigando os petroleiros a voltarem ao trabalho desestimulou o movimento dos previdenciários do Distrito Federal. A proposta de greve da categoria foi retirada rapidamente.

Em revista
Os empresários do movimento ``reforma sim" se reúnem hoje com FHC no Planalto para relatar como foi o ato ontem em São Paulo e avisar que vão estendê-lo a outras capitais. Estarão com Sarney e Luís Eduardo também.

Em família
Ciro Gomes está em festa. Seu irmão, Cid Gomes, assumiu no sábado o governo do Ceará, pois preside a Assembléia Legislativa. Tasso Jereissati está no exterior e o vice teve problemas pessoais.

Próximo Texto: De volta à cena; Mais um; Modernidade; Quando o calo aperta; Decepção; Imortal mineiro; Visita à Folha
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.