São Paulo, quinta-feira, 11 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ébola mata no Zaire, suspeitam médicos

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O vírus letal Ébola pode ser o responsável pela epidemia que matou pelo menos 90 pessoas em Kikwit (Zaire), de acordo com o especialistas da OMS (Organização Mundial da Saúde), dos EUA, da França e do Zaire.
Ontem, duas freiras italianas adoeceram por causa da epidemia.
Como medida de segurança, o Exército zairense colocou Kikwit (400 km a leste da capital Kinshasa) em quarentena.
Segundo um hospital local, o estado das religiosas é grave, "mas estável. Na semana passada, duas outras freiras da mesma ordem morreram.
"Se não tomarmos precauções, todo mundo será infectado, disse o bispo de Kikwit, Edouard Mununu. "Todos aqueles que estão doentes deveriam ser colocados em quarentena para salvar o resto da população, disse. Kikwit tem 500 mil habitantes.
A OMS está trabalhando em conjunto com pesquisadores do Centro para o Controle e Prevenção de Doenças (CDC), dos EUA, do Instituto Pasteur (França) e do Instituto Nacional de Virologia da África do Sul para confirmar a suspeita do Ébola.
Se não houver tratamento no início da infecção, mata em 90% dos casos (leia texto abaixo).
Os pesquisadores descartaram a possibilidade de a epidemia se alastrar por toda a África, de maneira análoga à sugerida no filme "Epidemia, lançado este ano.
O premiê Kamanda wa Kamanda pediu ajuda internacional.

Texto Anterior: Diretoria se reúne com Muller na 2ª
Próximo Texto: Vírus não tem cura ou vacina conhecidas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.