São Paulo, quinta-feira, 11 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil volta ao circuito mundial do tênis

MAURO TAGLIAFERRI
DA REPORTAGEM LOCAL

A ATP/Brasil (Associação dos Profissionais do Tênis) começa, este ano, um trabalho para trazer de volta ao país um torneio do ATP Tour, a ``primeira divisão" do tênis.
O primeiro passo será a promoção de uma competição subsidiária ao Lipton Championship, um dos maiores torneios do circuito mundial, ocorrido em março passado, em Key Biscayne, Flórida (EUA).
Como o Lipton é um dos nove maiores torneios do ATP Tour (US$ 4 milhões em prêmios, no total, aos vencedores), seus organizadores têm o dever de realizar uma outra competição para tenistas com pior colocação no ranking.
Normalmente, este torneio é feito nos EUA. Este ano, porém, a sede é o parque do Ibirapuera, em São Paulo, a partir do dia 24 de julho. O campeonato distribuirá US$ 50 mil em prêmios.
``O Lipton acontece próximo a Miami (EUA), local muito visitado por brasileiros", disse Eduardo Augusto Menga, 42, diretor da ATP para a América Latina.
``O torneio em São Paulo serve como promoção ao evento principal e pode levar turistas brasileiros para lá", acrescentou.
Uma empresa privada construirá três quadras asfálticas no Ibirapuera, próximas ao pavilhão da Bienal, para o campeonato.
As quadras ficarão à disposição do público após o término da competição, que será válida pelo ATP Challenger -série da qual participam, normalmente, os tenistas em pior situação no ranking.
Segundo Menga, o projeto não pára por aí. Haveria planos do organizador do Lipton, Butch Buchhols, de erguer um centro para a prática do tênis em São Paulo.
A idéia é colocá-lo num parque da capital paulista, a exemplo do local onde acontece o Lipton Championship, na Flórida.
O complexo de quadras seria usado para a promoção de um torneiro anual do ATP Tour. No resto do ano, ficaria aberto ao público.
``O torneio de 95 tem como principal objetivo a promoção do tênis no Brasil", afirmou Menga.
``É um começo. Temos a esperança de que ele ajude o tênis brasileiro a renascer", completou. (Mauro Tagliaferri)

Texto Anterior: Astros chegam para torneio no Ibirapuera
Próximo Texto: País perdeu o ATP Tour
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.