São Paulo, quinta-feira, 11 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estreantes ainda temem correr em Indianápolis

MAURO TAGLIAFERRI
DA REPORTAGEM LOCAL

Os ``rookies" (estreantes) brasileiros em Indianápolis (EUA) ainda temem acelerar ao máximo seus carros nos treinos livres para as 500 Milhas.
Christian Fittipaldi, da Walker, André Ribeiro, da Tasman, e Gil de Ferran, da Hall Racing, participam pela primeira vez da prova mais tradicional do automobilismo mundial, no dia 28.
``É preciso ir aos poucos, para me adaptar, mas já deu para sentir que a pista é muito boa", contou Christian.
Para o brasileiro, a concentração deve ser uma de suas maiores preocupações durante o período de treinamentos para a prova.
``É uma corrida de três horas de duração, por isso é importante estar bem concentrado" disse o corredor.
``Dormir bem e ter uma boa alimentação é fundamental, especialmente na semana que antecede a corrida", completou.
Já André Ribeiro tem se preocupado com o acúmulo de energia e tensão neste mês de preparação para a corrida.
``Faço ginástica todos os dias de manhã, mais para gastar energia do que outra coisa", contou Ribeiro.
``Estamos dando poucas voltas na pista. Saio dos boxes, faço alguns giros e logo volto para acertar o carro. Com isso, parece que toda a energia fica represada", disse.
Assim como Christian, Ribeiro não conseguiu acelerar seu carro até o limite. ``Estou a uns 70% do que poderia andar."
``Aqui, você só pode dar 100% quando o carro permite. Não vou forçar a barra e acabar no muro. É preciso ter muita paciência neste momento", afirmou o piloto.
Contando com o dia de hoje, os competidores têm mais dois dias para acertarem seus carros para o ``pole day", no sábado.
Trata-se do primeiro treino classificatório para a formação do grid de largada das 500 Milhas.
No ``pole day" são definidos os primeiros carros do grid. No total, 33 carros, distribuídos em 11 fileiras, darão a largada no oval de 2,5 milhas (cerca de quatro 4 km), no dia 28.
``É importante obter a classificação no primeiro dia para poder andar na semana seguinte se preocupando apenas com a corrida, testando o carro de tanque cheio e no tráfego", afirmou Mauricio Gugelmin, da Pacwest.
``Vencer aqui é mais importante que ser campeão da temporada. Quero treinar o máximo que puder", disse Emerson Fittipaldi, brasileiro duas vezes vencedor em Indianápolis (em 89 e 93). (MT)

Texto Anterior: Ferrari utiliza novo material
Próximo Texto: NY reage; Phoenix faz 1 a 0 na 2ª fase da NBA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.