São Paulo, quinta-feira, 11 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Xuxa terá programa diário em rádio do Rio

ARMANDO ANTENORE
DA REPORTAGEM LOCAL

Depois de 11 anos na televisão, Xuxa resolveu se aventurar pelo rádio. A FM O Dia, do Rio, convidou a ``rainha dos baixinhos" para comandar um programa vespertino de duas horas com música e prestação de serviços.
``Xuxa gostou da idéia e deve assinar contrato na próxima semana", diz Marlene Mattos, 44, empresária da apresentadora.
A rádio planeja lançar o programa em junho e transmiti-lo diariamente, às 15h. O alvo não são apenas as crianças. ``Queremos atrair ouvintes com idade entre 10 e 30 anos", afirma Mário Henrique Guimarães, 43, um dos gerentes da emissora.
A FM, que está em funcionamento desde outubro, atinge a capital do Rio e arredores.
É uma rádio popular. ``Nosso público preferencial tem renda familiar de até R$ 500,00 ou cinco salários mínimos por mês. Daí só tocarmos músicas de sucesso indiscutível, hits que já caíram no gosto do povão", explica Guimarães.
O programa de Xuxa, ainda sem nome definido, não fugirá à regra. Abrirá espaço para o samba, pagode, rap, sertanejo e axé music.
Entre uma canção e outra, a apresentadora vai conversar com ouvintes por telefone, entrevistar personalidades no estúdio e dar informações de ``utilidade pública" (sobre saúde, trânsito, meteorologia etc).
Xuxa quer fazer a maioria dos programas ao vivo. ``Não sei se haverá tempo disponível para tanto. Estamos procurando brechas na agenda", ressalva Marlene.
Segunda-feira, a apresentadora visitou a rádio. ``Trancou-se em um estúdio e pediu que a ensinassem como manejar a mesa de som", conta Guimarães. ``Ela pretende colocar o programa no ar sozinha, sem ajuda de técnicos."
Nem a emissora nem Marlene revelam o salário de Xuxa. ``Retorno financeiro é o que menos importa", despista a empresária. ``Decidimos partir para o rádio porque estávamos precisando de desafio. Depois que se constrói uma carreira sólida na televisão, dá um certo vazio. A única alternativa é sair à procura de novos caminhos, de algo que volte a estimular a gente."
Marlene não pensa, por enquanto, em vender o programa para outros Estados.
A rádio O Dia opera na frequência de 90,3 Mhz. Ocupa o 13º lugar no ranking carioca de audiência, que reúne 23 FMs. O levantamento é do Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística).
A emissora está sob controle de Ary Carvalho, dono do jornal ``O Dia", que circula no Rio.
Portugal
A SIC, rede portuguesa de televisão, também deseja produzir um programa com Xuxa. O projeto, embrionário, se dirige principalmente às crianças.
No próximo domingo, representantes da emissora vêm para o Brasil e conversam com Marlene Mattos sobre o assunto.
A rede, que surgiu há três anos em Lisboa, tem como acionista minoritário Roberto Marinho, presidente das Organizações Globo. O majoritário é Francisco Pinto Balsemão, ex-primeiro-ministro de Portugal.

Texto Anterior: 'Parque dos Dinossauros' bate recorde na TV; Atriz de "Psicose" não toma banho de chuveiro; Soprano búlgara estréia no cinema aos 60 anos; Mstislav Rostropovich ganha prêmio sueco
Próximo Texto: Pesquisa anual levanta lista dos atores mais poderosos de Hollywood
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.