São Paulo, quinta-feira, 11 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mitterrand é criticado por elogiar alemães

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Historiadores e veteranos de guerra franceses criticaram ontem o presidente da França, François Mitterrand, por chamar de "valentes os soldados alemães da Segunda Guerra Mundial.
Dias antes de deixar o cargo para seu sucessor, Jacques Chirac, Mitterrand elogiou os soldados alemães num discurso anteontem em Berlim (Alemanha), nas comemorações pelo cinquentenário do fim da guerra na Europa.
"Eles aceitaram a perda de suas vidas por uma causa má, mas seu gesto nada tem a ver com isso. Eles amavam seu país, disse.
As declarações foram criticadas em toda a França. "Os soldados alemães que morreram com o uniforme nazista merecem piedade, mas não elogios, disse o historiador Joseph Rovan, sobrevivente de campos de concentração.
O presidente francês foi o único dos presentes à comemoração que combateu na guerra. Preso pelos alemães, trabalhou para o regime pró-nazista de Vichy e depois lutou na resistência antinazista.
"Mitterrand deveria ter elogiado os alemães que se opuseram ao nazismo, disse Arno Klarsfeld, advogado de vítimas do nazismo.
Ontem o premiê francês, Edouard Balladur, renunciou ao cargo, deixando-o vago para a formação do novo governo.

Texto Anterior: Interditada avenida diante da Casa Branca
Próximo Texto: Sinn Fein quer reunião com Irlanda do Norte
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.