São Paulo, quinta-feira, 11 de maio de 1995
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Romance de Kerouac celebra a Califórnia

MARCELO REZENDE
DA REDAÇÃO

O escritor norte-americano Jack Kerouac (1922-1969), na adolescência, adorava ouvir a voz do cantor e pianista Nat King Cole em ``Route 66".
O motivo era um verso da canção: ``Se você pretende ir para o oeste, vá pelo meu caminho, pegue a estrada. É o melhor que há".
Coincidência ou não, o fato é que no oeste de Jack se encontrava a Califórnia. Um lugar celebrizado, assim como Nova York, em seu livro ``On The Road", ``Pé na Estrada" na tradução brasileira.
Um clássico que, se não criou, acabou dando forma e conteúdo a dois mitos sobre os EUA: as cidades de San Francisco e Los Angeles, como as Atenas do século 20, e a revelação de que o caminho para se chegar até elas seria pelas estradas.
Trem ou avião nem pensar.
Durante os anos 60 literalmente ``todo mundo" estava partindo pelas vias expressas em direção à Califórnia.
O que naqueles anos significava Bob Dylan, alguns nomes do jazz e, como se não bastasse, toda a fauna de atores, pesquisadores e interessados em criar ``algo novo". Algo que deveria se expandir pelo resto do país.
Foi daquela região, San Francisco, que o escritor Ken Kesey resolveu que todo o resto da América deveria saber o que acontecia na Costa Oeste.
Para resolver o problema, Kesey pintou um ônibus com cores e motivos psicodélicos e convidou músicos e intelectuais para acompanhá-lo pelas estradas.
A intenção era oferecer a todos os norte-americanos as boas novas da ``Renascença Californiana". E também muito LSD.
Propaganda mais eficaz sobre as estradas e o mito do Estado da Califórnia quem fez foi o cinema.
Uma dos melhores filmes foi ``Sem Destino" (``Easy Rider" de 1969) do então diretor estreante Dennis Hopper.
Ao lado de Peter Fonda, Hopper cruzava quase todo o asfalto americano -partindo de LA- em cima de uma moto. Mas terminava descobrindo que ``Highways" já não eram os lugares de sonho.
Outro exemplo de desilusão sobre os caminhos da Califórnia veio do cineasta alemão Win Wenders e seu filme ``Paris, Texas".
Vencedor da Palma de Ouro do festival de Cannes de 1984, o filme mostra a procura de um homem por seu passado nas estradas, próximas ao deserto do Mojave.

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