São Paulo, quinta-feira, 11 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Primavera fortalece cores de Nova York

MONICA RICHTER
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Se você está procurando uma viagem inesquecível por uma cidade completa, divertida, vanguardista, cultural, a escolha não pode ser outra: Nova York.
A ilha de Manhattan (localizada na área central da cidade) tem muitas identidades. Para desvendá-las basta visitar o centro e bairros como Village, Soho, Chinatown e Little Italy.
A diversidade urbanística desses lugares oferece visões irresistíveis.
Essas visões ganharam cores mais fortes agora, quando a primavera faz reaparecer as primeiras flores, e os pesados casacos estão sendo postos de lado.
Esse mito urbano, cultuado por artistas, gente elegante, ``workaholics" (pessoas que trabalham compulsivamente), por politicamente corretos e incorretos, é uma cidade sedutora.
Que o diga o cineasta Woody Allen, 59. Ele ajudou a imortalizar a cidade em seu filme ``Manhattan" (1979).
Apelidada de ``A Capital do Mundo", Nova York é a cidade onde clássico e moderno convivem com tanta naturalidade que é impossível não parar várias vezes só para admirar os contrastes.
Uma escultura contemporânea em aço do artista nipo-americano Isamu Noguchi (1904-1988) é um exemplo desses contrastes.
Sua silhueta pós-moderna harmoniza com a fachada de um dos 19 edifícios do Rockefeller Center, complexo construído em 1940 pelo arquiteto Wallace Harrison (1895-1981) sob ordens de John D. Rockefeller (1874-1960).
Para ver de perto esses prédios o visitante passa pelo jardim Channel, lembrança incontestável de que estamos na estação das flores.

LEIA MAIS
Sobre Nova York na pág. 6-12.

Texto Anterior: Harley é veículo oficial da contracultura
Próximo Texto: Passeio a pé inicia visitante na cidade
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.