São Paulo, quinta-feira, 11 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Competição tem 84 anos de história

LUCIANA VEIT
DA ENVIADA ESPECIAL A INDIANÁPOLIS

Não é à toa que as 500 Milhas de Indianápolis são hoje o maior evento esportivo de um dia no mundo. A prova, em sua 79ª edição, tem mais de 80 anos.
A pista foi construída em 1909, quando a cidade era o centro de fabricação de carros dos EUA. Sonhando com veículos que pudessem atingir 129 ou 160 km/h, quatro empresários locais reuniram seus recursos para construir o esboço do que é o hoje o circuito.
A pista original era uma mistura de brita e piche e já tinha as quatro curvas.
Em agosto de 1909 competições de balões e motocicletas patrocinaram a inauguração de um programa de três dias de provas. Da corrida participavam vários tipos de carros e motocicletas.
O resultado foi que a pista se desintegrou e o programa, originalmente de 300 milhas, foi encurtado para 235. Recoberta de tijolos unidos com cimento a pista ganhou a famosa cor avermelhada.
Após o conserto, as corridas passaram a ser concentradas em um dia. As primeiras 500 Milhas ocorreram em 30 de maio de 1911.
Naquele ano o prêmio era de US$ 25 mil. Este ano o ganhador levará mais de US$ 7,5 milhões.
Durante a Primeira Guerra (1914-1918) os proprietários do autódromo ofereceram o local para uso do governo. Foi usado para reparos de aeronaves militares e como pista de pouso.
Durante a Segunda Guerra (1940-1945), a competição foi novamente suspensa.
Após a corrida de 1961, o último trecho da cobertura original de tijolo foi asfaltado, com exceção da linha de largada/chegada.
(LV)

Texto Anterior: Museu expõe carro de 1911
Próximo Texto: Fittipaldi chegou em primeiro duas vezes
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.