São Paulo, quinta-feira, 11 de maio de 1995 |
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Competição tem 84 anos de história
LUCIANA VEIT
A pista foi construída em 1909, quando a cidade era o centro de fabricação de carros dos EUA. Sonhando com veículos que pudessem atingir 129 ou 160 km/h, quatro empresários locais reuniram seus recursos para construir o esboço do que é o hoje o circuito. A pista original era uma mistura de brita e piche e já tinha as quatro curvas. Em agosto de 1909 competições de balões e motocicletas patrocinaram a inauguração de um programa de três dias de provas. Da corrida participavam vários tipos de carros e motocicletas. O resultado foi que a pista se desintegrou e o programa, originalmente de 300 milhas, foi encurtado para 235. Recoberta de tijolos unidos com cimento a pista ganhou a famosa cor avermelhada. Após o conserto, as corridas passaram a ser concentradas em um dia. As primeiras 500 Milhas ocorreram em 30 de maio de 1911. Naquele ano o prêmio era de US$ 25 mil. Este ano o ganhador levará mais de US$ 7,5 milhões. Durante a Primeira Guerra (1914-1918) os proprietários do autódromo ofereceram o local para uso do governo. Foi usado para reparos de aeronaves militares e como pista de pouso. Durante a Segunda Guerra (1940-1945), a competição foi novamente suspensa. Após a corrida de 1961, o último trecho da cobertura original de tijolo foi asfaltado, com exceção da linha de largada/chegada. (LV) Texto Anterior: Museu expõe carro de 1911 Próximo Texto: Fittipaldi chegou em primeiro duas vezes Índice |
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