São Paulo, quinta-feira, 11 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Califórnia é como um "set" de filmagem

MAURO ZAFALON

Califórnia é como um ``set" de filmagem
Da decadente Hollywood à congestionada Los Angeles, passando pela ousada San Francisco, são muitos os cenários
Do enviado especial aos EUA
Quem chega às principais cidades da Califórnia tem a sensação imediata de estar entrando em lugares já conhecidos. De fato, Los Angeles, San Francisco e Hollywood são cenários constantes de filmes.
As três cidades impressionam pelas suas peculiaridades. Los Angeles é uma babilônia que está dando certo.
Habitada por 140 comunidades de países diferentes, espalhadas pelos diversos bairros dos 82 municípios que formam a Grande LA (como é chamada a cidade), tem o ensino de 80 idiomas em escolas independentes.
Negócios, turismo, cinema, compras, tudo é fácil, desde que se tenha um carro para enfrentar o lento e congestionado trânsito das vias expressas (``freeways").
Ao sul, Los Angeles oferece as praias de Santa Mônica e Venice. Esta última é o ponto mais exótico, onde se encontram os tipos mais diferenciados de exibicionismo e cultura ao corpo.
Beverly Hills, bairro a oeste de LA, é o local de mansões e casas ajardinadas. Na rua Rodeo Drive, o mais chique ponto de compras do bairro, algumas lojas exigem hora marcada e conta bancária superior a US$ 100 mil para atender o cliente.
Um pouco mais ao leste, Hollywood vale pelo seu passado. A produção atual de filmes é pequena e os seus prédios são hoje ocupados mais por advogados e administradores.
É um lugar onde as novidades vêm do chão. As pessoas andam por Hollywood Boulevard cabisbaixas, à procura dos nomes mais conhecidos entre as 2.000 estrelas cravadas na rua com os mais ilustres personagens do mundo do entretenimento.
Santa Bárbara, outra cidade costeira, a 155 km a oeste de LA, mostra os fortes traços da colonização espanhola. Nesta cidade, em 1786, os franciscanos fundaram uma das 21 missões do Estado. É a única de onde nunca saíram.
Além das praias, a cidade oferece boas pistas para patinação e ciclismo na orla marítima. Destruída por um terremoto, em 1925, as construções atuais são baixas e de estilo colonial, com flores por toda a cidade.
Ainda na orla marítima, a 208 km ao sul de San Francisco, uma pequena cidade de estilo vitoriano pede para ser esquecida.
Local de ricos e famosos, Carmel procura viver no anonimato. As casas não têm número para dificultar a identificação dos habitantes e tudo é mais caro justamente para afugentar visitantes.
As ruas limpas, com grandes árvores no canteiro central, desembocam nas areias brancas de uma praia aconchegante.
San Francisco
San Francisco é a cidade que reúne alguns dos principais pontos de referência da Califórnia.
A comunidade impressiona pela ousadia de novos padrões de comportamento. A cidade em si, pelas históricas ruas de acentuados declives e aclives por onde ainda circulam os ``cable cars", bondes abolidos das grandes cidades.
Outra marca registrada da cidade é a Golden Gate, ponte que permite apreciar a bela baía da cidade e, paradoxalmente, local preferido dos suicidas. Desde sua fundação, em 1937, os dados oficiais registram 937 mortes no local.
(MZ)

Texto Anterior: ON THE ROAD
Próximo Texto: Como economizar em hotéis
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.