São Paulo, sexta-feira, 12 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dívida leva o Banespa a pedir apreensão de 11 aviões da Vasp

HUMBERTO SACCOMANDI
DA REPORTAGEM LOCAL

O Banespa está solicitando na Justiça o arresto (apreensão judicial de bens) de 11 aviões da Vasp e a penhora de 30% do faturamento da companhia aérea.
O pedido corresponde à ampliação das garantias dadas pela Vasp para a dívida junto ao banco.
O total da dívida com o Banespa chega a R$ 196 milhões. A Vasp contraiu vários empréstimos durante e depois de sua privatização, realizada em 1990.
Um deles, no valor de US$ 5,9 milhões, foi usado por Wagner Canhedo, sócio majoritário da Vasp, para pagar a própria conta da privatização.
A Folha apurou que as garantias da Vasp estão bem abaixo do valor normalmente requerido.
O ampliação das garantias foi pedida no último dia 2 e faz parte do processo 119/93, um dos cinco que o banco move contra a Vasp.
O pedido ainda não foi deferido pela 4ª Vara Cível do Foro do Jabaquara, onde estão as ações.
A penhora do faturamento mensal inclui tanto as operações regulares como a renda advinda da Iata (vôos internacionais) e dos consórcios Ponte Aérea. O arresto significa que os aviões ficarão no chão até um acerto quanto à dívida.

Texto Anterior: TR deixa de corrigir o crédito agrícola
Próximo Texto: Para Quércia, o poder deslumbra FHC
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.