São Paulo, sexta-feira, 12 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cólera mata 20 neste ano no Maranhão

DA AGÊNCIA FOLHA, EM SÃO LUÍS

O cólera matou 20 das 435 pessoas atingidas pela doença nos primeiros quatro meses do ano no Maranhão. A média é de uma morte a cada 21 doentes. Em 94, o total de mortes foi de 55.
Os números da Divisão de Epidemiologia da Secretaria Estadual de Saúde mostram que a alta incidência do cólera em 94 -quando triplicou o número de mortos e doentes em relação a 93- não foi contida de janeiro a abril.
Os municípios mais atingidos (Pindaré-Mirim, Santa Inês e Vitória do Mearim) estão na região dos lagos, ao sul de São Luís (MA), e concentram grande número de pescadores. As mortes deste ano aconteceram nesses municípios. Casos da doença foram registrados também nos municípios de Moção, Penalva, Pio 12 e Carutapera.
O cólera é transmitido por um vibrião e se alastra em áreas onde não existe saneamento básico. O doente de cólera acaba morrendo de diarréia, depois de ter ingerido água contaminada ou alimentos mal cozidos. Em 94 mais de 90% da população não possuia abastecimento de água adequado, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Texto Anterior: Baleia cachalote que encalhou em praia do Ceará foge do cativeiro
Próximo Texto: Servidora denuncia secretário por assédio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.