São Paulo, sexta-feira, 12 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Arrecadação de impostos federais é menor em abril

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A arrecadação de impostos e contribuições federais em abril foi de R$ 6,426 bilhões, o que significa uma queda de 10,31% em relação aos valores de março (R$ 7,164 bilhões arrecadados).
Em relação a abril de 1994, os números divulgados ontem pela Receita são 20,47% superiores.
A secretária-adjunta da Receita, Lytha Spindola Silva, atribuiu a queda da arrecadação em abril principalmente à prorrogação do prazo das declarações do Imposto de Renda das empresas e dos contribuintes pessoas físicas.
Com a prorrogação do prazo de entrega -de 28 de abril para 31 de maio-, também ficou adiado o pagamento da primeira cota ou cota única.
Outro fator que puxou a arrecadação para baixo foi a redução das importações dos automóveis.
O aumento da alíquota do Imposto de Importação dos automóveis em março, de 32% para 70%, provocou também a queda da arrecadação do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) vinculado à importação dos carros. A queda foi de 19,42% sobre março.

Empresas
A Receita Federal prorrogou mais uma vez o último prazo para as empresas enviarem a seus funcionários o comprovante de rendimentos e do IRRF (Imposto de Renda Retido na Fonte) em 1994. O novo prazo é até 15 de maio.
A secretária-adjunta Lytha Spindola disse ontem que a data foi adiada porque boa parte das empresas ainda não entregou os documentos. ``As empresas tiveram dificuldade para processar os dados", afirmou.
Segundo Lytha, o adiamento da entrega dos comprovantes do IRRF não significa que haverá nova prorrogação do prazo final para apresentação da declaração do IR de empresas e contribuintes pessoas físicas.

Texto Anterior: Estatais russas serão vendidas
Próximo Texto: Uma Vale = 5 meses de juros
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.