São Paulo, sexta-feira, 12 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Chico celebra o baião de João do Vale

FERNANDA DA ESCÓSSIA
DA SUCURSAL DO RIO

Um CD lançado esta semana pela BMG Ariola traz o melhor da obra do compositor João do Vale, nas vozes de nomes da MPB como Edu Lobo, Chico Buarque, Paulinho da Viola e Maria Bethânia.
``João Batista do Vale" foi idealizado por Chico Buarque como uma homenagem ao compositor, autor de ``Carcará", ``Minha História" e ``Pisa na Fulô".
No CD, Edu Lobo erarranja ``Carcará", a mais famosa canção de João do Vale. Chico Buarque canta ``Minha História", e Bethânia, ``Estrela Miúda".
Também participam do disco Alceu Valença, João Bosco, Fagner, Geraldo Azevedo, Miúcha, e o principal parceiro de João do Vale, Luís Vieira.
Aos 61 anos e com exatas 443 canções no currículo, João do Vale forma, com Luís Gonzaga e Jackson do Pandeiro, o trio de artistas que divulgou nacionalmente a música nordestina.
Maranhense de Pedreira (a 300 km de São Luís), veio para o Rio no início dos anos 60, pegando carona em caminhão.
``Trabalhava como pedreiro e vivia atrás dos artistas nas rádios. Até que a Marlene gravou ``Estrela Miúda", ``que foi um sucesso", conta.
Em 1964, participou do show ``Opinião", junto com Zé Kéti e Nara Leão, mais tarde substituída por Maria Bethânia. Era a junção da música nordestina com o samba de morro e a juventude politizada da zona sul carioca.
Mesmo satisfeito com o que realizou, João do Vale diz ``graças a Deus" por nenhum de seus sete filhos ter se tornado músico.
Vive entre o Rio e Pedreira, sua cidade natal, e quer realizar mais um sonho: ver o lançamento do CD em São Luís, dia 14 de junho, para o qual estão previstas participações de vários artistas do álbum.
``É felicidade demais para mim", afirma.

Texto Anterior: Grupo 1 Ato investiga o submundo dos quadrinhos
Próximo Texto: "Vem tudo direto da cabeça"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.