São Paulo, sábado, 13 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PT decide hoje destino de deputados

CARLOS EDUARDO ALVES
DA REPORTAGEM LOCAL

A cúpula do PT entra hoje para uma reunião com os deputados José Genoino e Eduardo Jorge sem ter a certeza de que contornará a crise detonada com a sucessão de confrontos entre os dois parlamentares e a direção do partido.
``Estou preocupado e espero uma reunião tensa", disse Gilberto Carvalho, secretário-geral do PT. A reunião foi pedida por Luiz Inácio Lula da Silva, que entende ser incompatível com a posição partidária algumas atitudes e posições tomadas pelos deputados.
``O que não pode acontecer é a história do sujeito falar mal da mulher durante o dia para todo mundo e a noite dormir com ela", disse Lula sobre a relação de Genoino com o PT, durante reunião com militantes da legenda no último fim-de-semana em São Paulo.
Lula ao fazer a comparação argumentou que não basta Genoino votar com a bancada do PT na Câmara, como o deputado sempre fez. Para Lula, Genoino não pode participar de articulações que contrariem decisões do partido.
Genoino e Jorge são os líderes do grupo petista ``Democracia Radical", que tem posições mais à direita no espectro petista e detém cerca de 10% dos postos de direção da legenda.
``Espero uma reunião de debate político e nunca violei princípio partidário", afirmou Genoino.
Entre outros temas, Genoino e a maioria ampla do PT têm opiniões diferentes sobre os seguintes temas atuais: monopólios, proteção à empresa nacional e negociação com o governo.
Um dos pontos tensos do encontro será a abordagem da emenda de Jorge sobre a Previdência. O Diretório Nacional (instância decisória do PT que só pode ser superada por uma convenção nacional) determinou a retirada da emenda.
Jorge afirmou que só retira depois que o partido apresentar proposta alternativa e, mesmo assim, se considerá-la ``razoável".
A extrema-esquerda petista quer punir Augusto de Franco, ligado a Genoino. Franco trocou a Executiva do partido pelo trabalho no Programa Comunidade Solidária.

Texto Anterior: Malan rejeita novo imposto
Próximo Texto: Genoino não aceita censura
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.