São Paulo, sábado, 13 de maio de 1995
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Comércio espera shoppings lotados

SUZANA BARELLI
DA REPORTAGEM LOCAL

Na véspera do Dia das Mães, o comércio paulista abre suas portas hoje com a previsão de faturar entre 15% e 30% mais do que o obtido na mesma data do ano passado. Em alguns shoppings, a estimativa, mais otimista, chega a crescimento de até 50% nas vendas.
O movimento de público também deve ser alto, segundo os lojistas, com estacionamentos lotados nos shoppings centers.
Somente no shopping Iguatemi (zona oeste), a previsão é que as vendas realizadas hoje superem em 30% a 40% as registradas no sábado passado.
"Neste Dia das Mães, nossas vendas devem crescer 50% em relação ao mesmo período do ano passado. A prova é que os estoques das lojas já estão bastante reduzidos", diz Marineis Certari, gerente de marketing do Iguatemi.
Ela diz que não deve faltar produtos para aqueles que deixaram as compras para o último dia.
Raul Sulzbacher, diretor de shoppings na Federação do Comércio, estima que o faturamento do setor deve aumentar entre 25% e 30% sobre o registrado no Dia das Mães do ano passado.
"Além do movimento, aumentou neste ano o valor gasto em cada presente", diz Sulzbacher.
Murad Saad, presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio de São Paulo, conta que as vendas vêm crescendo desde a última quarta-feira. "Não há euforia, mas o comércio está animado".
Este crescimento é confirmado pela Associação Comercial de São Paulo, que projeta um Dia das Mães 20% maior do que o de 94.
As vendas a prazo, medidas pelo SPC, estão 34,36% maiores nos primeiros 11 dias de maio em comparação com o mesmo período do ano passado. Nas compras à vista, o aumento é de 9,5% no número de consultas.
"Vamos ultrapassar o patamar de 850 mil consultas ao SPC em maio, o que ainda não aconteceu nesta década", afirma Emílio Alfieri, economista da ACSP.
Somente com o movimento da primeira semana de maio, os shoppings da rede Plaza -West Plaza, Jardim Sul e Paulista- já alcançaram a sua previsão de vendas para o período, que era a de faturar 35% mais do a data em 94.
No shopping Ibirapuera, o crescimento previsto é de 15%. "É uma estimativa conservadora", diz Maria Elisabeth Ribeiro, gerente de marketing.
O crescimento das vendas, no entanto, está baseado em uma base pequena. Em maio de 94, o Dia das Mães foi uma semana após a morte de Ayrton Senna e a data caiu logo no início do mês, dia 8.

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