São Paulo, sábado, 13 de maio de 1995
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Paulistano compra na última hora

DA REPORTAGEM LOCAL

O paulistano deixou para a última hora as compras do Dia das Mães. Pesquisa Datafolha, realizada no dia 11, mostra que 47% não fizeram, mas ainda farão compras.
Enquanto 31% dizem que não comprarão nada, 16% já compraram tudo o que haviam planejado e outros 6% só uma parte.
Os números mostram que deve se confirmar a expectativa da Associação Comercial -este Dia das Mães será o melhor dos anos 90.
O comércio paulista abre suas portas hoje com a previsão de estacionamentos lotados e espera faturar entre 15% e 30% mais do que o obtido no ano passado.
``Neste Dia das Mães, nossas vendas devem crescer 50% em relação ao mesmo período do ano passado. Os estoques já estão bastante reduzidos", diz Marineis Certari, gerente de marketing do shopping Iguatemi.
Ela diz que não deve faltar produtos para aqueles que deixaram as compras para o último dia.
Raul Sulzbacher, diretor de shoppings na Federação do Comércio, estima que o faturamento do setor deve aumentar entre 25% e 30% sobre o registrado em 94.
``Além do movimento, aumentou neste ano o valor gasto em cada presente", diz Sulzbacher.
Murad Saad, presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio de São Paulo, conta que as vendas vêm crescendo desde a última quarta-feira. ``Não há euforia, mas o comércio está animado."
As vendas a prazo, medidas pelo SPC, estão 34,36% maiores nos primeiros 11 dias de maio em comparação com o mesmo período do ano passado. Nas compras à vista, o aumento é de 9,5% no número de consultas.
``Vamos ultrapassar o patamar de 850 mil consultas ao SPC em maio, o que ainda não aconteceu nesta década", afirma Emílio Alfieri, economista da ACSP.
Somente com o movimento da primeira semana de maio, os shoppings da rede Plaza -West Plaza, Jardim Sul e Paulista- já alcançaram a sua previsão de vendas para o período, que era a de faturar 35% mais do a data em 94. No Shopping Ibirapuera, o crescimento previsto é de 15%.
O crescimento das vendas, no entanto, está baseado em uma base pequena. Em maio de 94, o Dia das Mães foi uma semana após a morte de Ayrton Senna e a data caiu logo no início do mês, dia 8.

A pesquisa Datafolha é um levantamento por amostragem estratificada. O levantamento, realizado em pontos de fluxo populacional, aconteceu no dia 11 de maio e entrevistou 660 pessoas, com idade a partir de 18 anos. A margem de erro é de quatro pontos percentuais. A direção do Datafolha é exercida pelos sociólogos Antonio Manuel Teixeira Mendes e Gustavo Venturi, tendo como assistentes Mauro Francisco Paulino e a estatística Renata Nuners César.

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