São Paulo, sábado, 13 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Espanha abre mostra de TV pública

ESTHER HAMBURGER
ESPECIAL PARA A FOLHA

Começa amanhã em San Sebastian, na região basca (Espanha), o 18º Input -Mostra Internacional de Televisão Pública. Durante uma semana, profissionais de televisão pública de todo o mundo vão assistir e discutir cerca de cem programas realizados em 35 países.
Entre os festivais de televisão, o Input se destaca por não ter caráter competitivo ou comercial e vem se consolidando como espaço de divulgação de programas alternativos, experimentais e criativos.
Além das redes públicas tradicionais, como a BBC e a RAI, estruturas inovadoras, como o ITVS (Independent Television Service) americano ou a Arte (canal público cultural) franco-alemã, expõem suas novidades.
Nem só a Globo se dá bem no mercado externo. Confirmando o que vem se tornando uma tradição, o Brasil mais uma vez comparece com um expressivo número de trabalhos. Foram cinco os programas brasileiros selecionados.
A TV Cultura corre o risco de ficar de fora. O único programa da emissora selecionado, ``O Primeiro Beijo", episódio de ``Confissões de Adolescente", pode ser cortado. É que o Input tem como norma só mostrar trabalhos acompanhados de seus produtores.
Com outros compromissos, a produtora Dez, de Daniel Filho, não comparecerá. A Fundação MacArthur financia a ida de realizadores latino-americanos.
Além disso, devido a problemas financeiros, a emissora não está enviando ninguém para participar da organização do evento.
Os demais selecionados são trabalhos premiados em outros festivais internacionais, transmitidos em canais estrangeiros, mas pouco exibidos na TV brasileira.
Carlos Nader, recém-saído da Globo, apresenta o documentário ``Beijoqueiro", sobre o famoso ``serial kisser" brasileiro. Roberto Torero leva o curta ``Amor".
Victor Lopes comparece com ``Vênus de Fogo", curta ficcional destinado à prevenção da Aids entre prostitutas, já transmitido pela Rede Bandeirantes. Por fim, a TV Viva de Recife leva o vídeo ``O Jumento Nosso Irmão", sobre o papel do jegue na economia e no cotidiano do Nordeste.
O Input é um dos canais pelos quais cineastas do Brasil entram no circuito internacional de televisão. Com alguma sensibilidade de nossas emissoras, eles poderiam entrar também nos nossos canais.

Texto Anterior: Ciclo de debates discute o fim do milênio
Próximo Texto: Musical presta homenagem a Noel Rosa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.