São Paulo, sábado, 13 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Primeiro-ministro da Rússia lança movimento político de apoio a Ieltsin

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O primeiro-ministro da Rússia, Viktor Tchernomirdin, lançou ontem um novo movimento político, sob patrocínio do presidente Boris Ieltsin.
O objetivo do bloco "Rússia é Nosso Lar" é unir as forças centristas que apóiam Ieltsin para evitar a vitória de comunistas e nacionalistas nas eleições parlamentares marcadas para dezembro.
"Vemos pessoas para quem nosso lar, a Rússia, é querido, pessoas que querem progresso sem choques nem revoluções, que estão cansadas de desordens e mentiras", disse o premiê.
Com cerca de 300 delegados, o congresso estabeleceu que o grupo vai garantir reformas de mercado e a segurança dos cidadãos, restaurar dignidade e autoconfiança, e tornar o país "novamente forte".
"Estabilidade é a pedra angular de nossa política", disse Tchernomirdin, 57, eleito líder do grupo.
Ex-comunista e ex-presidente da companhia de gás Gazprom, ele não tem nenhuma experiência de política partidária. Críticos afirmam que o grupo pode se tornar um "partido do poder".
Segundo o premiê, a organização quer evitar surpresas eleitorais como o sucesso nas últimas eleições (1993) do nacionalista radical Vladimir Jirinovski.
A maioria dos líderes regionais e membros do gabinete aderiram ao movimento do premiê.
Mas Iegor Gaidar, líder da facção reformista Opção pela Rússia, descartou uma aliança com o bloco de Tchernomirdin. Outras facções reformistas não tentaram nenhuma aproximação do grupo.

Texto Anterior: Japão acha mentor de atentado no metrô
Próximo Texto: Ataque russo mata 27 e fere 40 tchetchenos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.