São Paulo, domingo, 14 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cafeteria amplia rede e abre franquias em três formatos

DA REDAÇÃO

A Café Pelé Cafeteria abre franquias em três modelos: miniquiosques, quiosques e lojas.
O investimento inicial para um miniquiosque (de 6 m2) é de R$ 16,2 mil. Para o quiosque (10 m2), R$ 21,2 mil e para a loja (22 m2), R$ 45 mil. O capital de giro já está incluido nos valores de investimento.
Estudo realizado pela Grão Expresso (empresa licenciada pela Café Cacique para comercializar as franquias do Café Pelé), mostra que o Brasil tem potencial para absorver 1.200 pontos-de-venda de café. Mas, atualmente, só existem 300 em funcionamento.
Pedro Weinberger, 29, sócio da Grão Expresso, a empresa espera conquistar 15% deste mercado.
Além do investimento inicial, a taxa de franquia fica em R$ 2.500 para miniquiosque e quiosque e R$ 5.000 para lojas.
Para colocar os pontos em funcionamento são necessários três funcionários para o miniquiosque, cinco para o quiosque e sete para a loja.
Nestes números já está incluida a participação do franqueado -``pessoa fundamental para o bom funcionamento do negócio", afirma Weinberger.
A empresa cobra 5% de royalties e 1% de taxa de publicidade sobre o faturamento bruto dos pontos-de-venda.
Segundo Weinberger, a Grão Expresso trata das questões relativas a recursos humanos e folha de pagamento das unidades franqueadas.
O retorno previsto é de 14 a 18 meses. Para loja, o faturamento estimado é de R$ 9.000 por mês.
Weinberger decidiu lançar franquias do Café Pelé Cafeteria depois de ter inaugurado lojas próprias no Shopping D (zona norte de São Paulo), um quiosque e um miniquiosque em duas lojas de fábrica em São Paulo.
Já estão fechados contratos com três franqueados para a inauguração de três lojas, uma no Shopping Eldorado (zona oeste de São Paulo), uma na avenida Juscelino Kubischeck (zona sul) e outra na rua João Cachoeira (zona oeste de São Paulo).
Está previsto ainda a inauguração de uma loja no Garden Plaza Shopping (Bauru) e uma no Shopping Off Price Raposo.
Produtos
As lojas vendem todos os produtos relacionados com café, achocolatados, água de coco, refrigerantes, salgados, doces e cigarros. As compras de todos os produtos são centralizadas no franqueador.
Segundo Weinberger, lojas de rua têm ainda a possibilidade de vender sorvete.

PARA SABER MAIS:
Grão Expresso - (011) 825-9715

Texto Anterior: CONHEÇA FORMAS DE SE ASSOCIAR
Próximo Texto: Como montar um escritório de despachante?
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.