São Paulo, segunda-feira, 15 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cidades disputam sede de estação ecológica na serra da Mantiqueira

DA AGÊNCIA FOLHA, EM JUIZ DE FORA

em Juiz de Fora
As cidades vizinhas de Baependi e Aiuruoca travam uma disputa ambiental no sul de Minas Gerais.
Cada um dos municípios reivindica para si a sede da Estação Ecológica do Papagaio, uma reserva de 250 km2 (maior que Recife, capital de Pernambuco) destinada à pesquisa e à educação preservacionista.
Criada em 90, a reserva integra a Área de Proteção Ambiental da Serra da Mantiqueira e, além de Baependi e Aiuruoca, envolve os municípios de Pouso Alto, Itamonte e Alagoa.
Uma audiência pública da Assembléia Legislativa de Minas, ocorrida em Caxambu (MG) no ano passado, definiu que a sede seria instalada na fazenda Santa Rita, em Baependi.
A prefeita de Aiuruoca, Maria Nilse Senador (PL), enviou ofício à Feam (Fundação Estadual do Meio Ambiente) contestando a decisão e reivindicando o direito de sua cidade abrigar a sede.
Ela afirma que a escolha de Baependi foi uma ``decisão política" e não técnica. Para a prefeita, a principal razão para que Aiuruoca seja escolhida é ``uma questão semântica".
Aiuruoca, nome de origem tupi-guarani, significa ``casa do papagaio". Na cidade, o posto de gasolina, a pousada, a serra, o pico e o jornal local têm ``papagaio" no nome.
``Não tem razão a estação ser chamada de papagaio e a sede ser em Baependi", afirmou.
O prefeito de Baependi, Antônio Maia Ferreira (PMDB), diz que a prefeita faz ``tempestade em copo d'água". ``Aiuruoca também será beneficiada. Precisamos nos unir em nome da natureza", disse.
O relatório técnico da Feam concluiu que a fazenda Santa Rita é o único local no interior da estação com infra-estrutura para ser a sede administrativa do parque.

Texto Anterior: Hospital é acusado de transmitir Aids a garoto
Próximo Texto: O transporte multimodal
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.