São Paulo, segunda-feira, 15 de maio de 1995
Próximo Texto | Índice

Falta malhação e sobra papo em academias

LARISSA PURVINNI
DA REPORTAGEM LOCAL

A academia Malhação, do seriado exibido às 17h30 pela TV Globo, é menos parecida com as de verdade do que gostariam seus frequentadores.
A série, mais uma investida da Globo para atrair o público teen, aposta em três ingredientes básicos: gente jovem e bonita, muito romance e pouca ginástica.
Deu certo. A média do Ibope para o horário era de 15 a 18 pontos, com a ``Escolinha do Professor Raimundo". Na estréia da série, no último dia 24, pulou para 31.
Mas a academia do seriado, com frequência quase exclusivamente adolescente, só existe na ficção. Nas academias reais, a média de idade dos frequentadores dificilmente fica abaixo de 25 anos.
Na unidade da Runner na avenida Angélica, em Higienópolis, a moçada representa só 15% do público.
Mas desde o início de ``Malhação", a procura pelo Programa Teen, criado em janeiro, cresceu 50%, segundo Fernando Lobo, gerente da unidade.
Na Competition não houve alteração. A faixa etária dos frequentadores fica entre 25 e 40 anos e os adolescentes são 20% dos frequentadores.
Outra diferença. Nas academias verdadeiras as paqueras existem, mas raramente ultrapassam a sala de ginástica.
``A gente conversa, mas não vai além disso. Não tem clima", lamenta Carla Poppa, 15, aluna da Competition.
Outra razão para as paqueras não darem certo é que os frequentadores reais não são tão lindões quanto os da série.
``Na TV só tem menina bonita. Não tem ninguém acima do peso", diz Nathalie Chalom, 14, frequentadora da Competition.
``Venho aqui para manter o corpo saudável e para caçar", assume Lourenço de Almeida Prado, 20, aluno da Runner. Mas em vez das menininhas, seu alvo são as mulheres mais velhas.
``Aqui não rola nenhuma Gisele Fraga", diz seu amigo Nicolás Patrone, 18.
A semelhança fica por conta do lado social. Apesar de garantir que estão lá para malhar, muitos trocam a aula pela conversa.
Raquel Picciotto, 14, faz parte de uma turma de 15 amigos que se encontra quase todo dia na Competition. A turma é tão unida que já tem até um álbum de fotografias feitas na academia.
Na última quinta, a turma estava reunida na lanchonete. ``A gente ia fazer natação, mas ficou conversando e perdeu a hora". Já eram 18h e a aula começava às 16h45.

LEIA MAIS:
sobre ``Malhação" à página 6-4

Próximo Texto: Chegou a vez da pelada do computador
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.