São Paulo, segunda-feira, 15 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vírus não são seres vivos e podem ter diferentes formas

KATHY WOLLARD
O QUE É UM VÍRUS?

Um vírus pode ter sobrepujado seu organismo, causando um resfriado. De onde ele terá vindo? Praticamente de qualquer lugar. Até bactérias que estão na pia podem ser atacadas por eles.
Há milhões de vírus pelo mundo. Diferentemente das bactérias, -pequeninas formas de vida-, os vírus não estão realmente vivos. São mais como cristais microscópicos.
Mas, como parasitas vivos, os vírus podem se alojar nas células e usá-las para seus próprios fins. Pegue, por exemplo, um bacteriófago -um vírus comedor de células de bactérias. Ele pode atacá-las e destruir sua estrutura vital. Em 20 minutos, 200 novos vírus terão ``nascido".
Com que se parecem os vírus? Um bacteriófago comum, o T2, parece um astronautinha -com uma cabeça de seis lados, um corpo comprido e seis ``pernas". Eles também podem parecer varinhas ou bolas.
Os vírus têm DNA -uma mólecula onde ficam ``guardados" os genes que vão determinar as características de casa ser vivo, desde cor dos olhos, até a altura.
Ao injetar seu DNA em uma célula, um vírus faz com que ela o reproduza. O DNA de um vírus pode até fazer com que a célula se autodestrua. Quando os vírus ``nascem", eles deixam a célula, como se fosse uma casca de ovo.
Vírus não podem ser destruídos como as bactérias, já que eles não estão vivos. Antibióticos não funcionam com eles. Alguns remédios antivirais funcionam como ``protetores de células", evitando o ataque de vírus.
Mas as melhores armas que existem contra vírus até hoje são as vacinas. Em geral, as vacinas injetam formas de vírus -inativas- em seu organismo, em pequenas quantidades. Induzem, assim, o organismo a desenvolver defesas. Mais tarde, se seu organismo der de cara com um vírus, estará preparado.
Os vírus são responsáveis por epidemias. Nos anos 40 e 50, os vírus causaram epidemias de sarampo, caxumba e catapora. Milhares ficaram paralíticos com pólio. Nos EUA já vacinas contra esses vírus e essas doenças já estão praticamente erradicadas.
Só que eles podem assumir formas diferentes. Um vírus antigo e já vencido pode voltar à ativa com formas novas, diferente da prevenida pela vacina.
O HIV, o vírus que provoca a Aids, tem vencido os cientistas em sua batalha para desenvolver uma vacina efetiva.
Pesquisadores se preocupam em todo o mundo com centenas de vírus mortais, alguns ainda piores que HIV, escondidos em florestas tropicais. Ao invadir as florestas, cortar as árvores, estamos permitindo que novos vírus entrem em contato pela primeira vez com populações humanas. Em vez de termos confiança de controlarmos vírus letais, o ideal é tentar preservar a natureza.

PERGUNTAS PARA KATHY WOLLARD:
Se você quer mandar perguntas para Kathy Wollard, escreva para o seguinte endereço: How Come? P.O. Box 4564, Grand Central Station, New York, N.Y. - 10163. As perguntas devem ser enviadas em inglês.

Texto Anterior: 'Acho Romário muito metido'
Próximo Texto: Para onde foram os pumas?
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.