São Paulo, segunda-feira, 15 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"O Alquimista" ganha prêmio na França

ANDRÉ FONTENELLE
DE PARIS

O livro `` O Alquimista", de Paulo Coelho, ganha hoje, em Paris, o Grande Prêmio Literário das leitoras da revista ``Elle", versão francesa.
Lançado na França no ano passado, `` O Alquimista" foi o vencedor na categoria romance.
Anualmente, `` Elle" concede a recompensa a um livro de autor que ainda não tenha ganho prêmio literário importante na França. A escolha é feita por um júri de 120 leitoras.
O escritor brasileiro esteve na França pela última vez no mês passado, para divulgar ``Na Margem do Rio Piedra Eu Sentei e Chorei", que será lançado amanhã em Paris.
É o segundo livro de Coelho lançado na França, após o sucesso estrondoso de ``O Alquimista", que já vendeu mais de 350 mil exemplares.
A editora de Coelho na França, Anne Carrière, espera mais um sucesso de vendas. ``A expectativa é muito grande, mas não é um ` Alquimista' nº 2. Dizem que `Na Margem do Rio Piedra Eu Sentei e Chorei' agrada particularmente às mulheres", afirma.
O último livro de Paulo Coelho está na lista de mais vendidos da Folha há oito meses.
Carrière explica que recebeu a tradução inglesa do livro durante a Feira do Livro de Frankfurt (Alemanha), no ano passado.
O texto a agradou tanto que ela decidiu publicá-lo antes de ``Brida" e de ``Diário de Um Mago".
Para 1996, estão previstos os lançamentos na França de ``Diário de Um Mago" e da versão de bolso de ``O Alquimista".
Na França, ``O Alquimista" de Paulo Coelho já fora indicado no ano passado para o prêmio literário Médicis, um dos principais do país, mas não o obteve.
Os ganhadores do prêmio da revista ``Elle" aparecem na capa da revista e ganham promoção em toda a França através de cartazes.
Prêmio documento
O Grande Prêmio das leitoras de ``Elle" foi criado em 1970. Desde 1977, ele é atribuído em duas categorias: romance e documento.
A cada mês, o júri de 120 leitoras dá notas de 0 a 20 a três romances e três ensaios. Ao todo, são avaliados 24 livros em cada categoria.
Na categoria documento, o prêmio ficou com ``L'Aventure des Langues en Occident" (``A Aventura das Línguas no Ocidente"), ensaio de Henriette Walter sobre a história dos idiomas, que também foi um ``best-seller" de 1994.

Texto Anterior: Coluna Joyce Pascowitch
Próximo Texto: "Time Out" faz lista dos cem melhores filmes
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.