São Paulo, quarta-feira, 17 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FHC tenta evitar rebelião da bancada ruralista no Congresso

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente Fernando Henrique Cardoso faz hoje pela manhã a última tentativa de evitar uma rebelião da bancada ruralista -cerca de 140 parlamentares ligados ao setor agropecuário.
FHC receberá pessoalmente seis líderes da bancada e tentará convencê-los a aceitar as regras elaboradas ontem pelo governo para os financiamentos agrícolas. Até ontem, as propostas não agradavam os ruralistas. No mês passado, eles comandaram uma votação no Congresso, que acabou com a indexação do crédito agrícola pela TR (Taxa Referencial de juros), estabelecendo a correção pela variação dos preços mínimos.
Se o presidente fracassar, o governo já começa a ser boicotado pelos ruralistas no Congresso. Eles prometem impedir o andamento da votação na Câmara da emenda constitucional que regulamenta o transporte marítimo e fluvial no país, de interesse do Planalto.
Ontem, a reunião dos líderes dos partidos governistas no Ministério do Planejamento produziu um esboço da proposta que o governo vai apresentar aos ruralistas.
As dívidas vencidas e indexadas à TR seriam prorrogadas por 12 meses, os novos financiamentos seriam corrigidos pela TJLP (Taxa de Juros de Longo Prazo) e os recursos para o crédito agrícola seriam captados no exterior (tendo o dólar como indexador).

Texto Anterior: Auditoria do TCU aponta irregularidades
Próximo Texto: Para Osiris, evasão é o maior problema
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.