São Paulo, quarta-feira, 17 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Secretaria vai capturar ratos para análise

DA AGÊNCIA FOLHA, EM CAMPO GRANDE

A Secretaria de Saúde de Cuiabá (MT) vai instalar armadilhas para tentar capturar ratazanas nos quatro bairros onde moravam as quatro pessoas que morreram contaminadas pelo vírus Hanta.
O objetivo é descobrir se esses roedores é que estão transmitindo o vírus. Segundo Gerson Blatt, 40, coordenador do Centro de Controle de Zoonoses (doenças transmitidas por animais), foi iniciado ontem o levantamento dos locais onde há maior concentração de ratos.
Será coletado sangue dos roedores capturados para análise no Instituto Adolfo Lutz, de São Paulo.
O secretário de Saúde do município, Antonio de Oliveira Preza, 43, disse que estão sendo confeccionados 5.000 cartilhas e cartazes contendo orientações sobre como evitar a proliferação dos ratos.
Ele afirmou que não surgiu mais nenhum caso suspeito. A secretaria acredita que entre 22 de fevereiro e 24 de abril deste ano quatro pessoas morreram contaminadas pelo vírus, o que colocou os hospitais em estado de alerta.
O vírus Hanta, identificado pelo cientista coreano Ho Wang Lee em 1976, pode causar a morte em até seis dias após o surgimento dos sintomas (mal-estar, febre alta, dores de cabeça e dos músculos e taquicardia).

Texto Anterior: Sonia Braga promete emagrecer para 'Tieta'
Próximo Texto: Reserva ecológica no Rio inaugura viveiro de plantas para reflorestamento
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.