São Paulo, quarta-feira, 17 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo eleva tarifa de utilitário para 70%

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O governo aumentou de 32% para 70% a alíquota do II (Imposto de Importação) dos veículos utilitários com até cinco toneladas de peso. O objetivo é evitar o aumento da importação destes modelos.
Os utilitários foram incluídos na lista de exceção brasileira à TEC (Tarifa Externa Comum) dos países do Mercosul.
Utilitário é a designação dada a veículos normalmente usados no transporte de mercadorias. A decisão aumentou o II de caminhonetes, furgões, picapes e carros-fortes para transporte de valores.
Os utilitários com câmara frigorífica, usados para manter a temperatura das mercadorias, continuam com imposto de 32%.
O presidente da Abeiva (associação dos importadores), Emílio Julianelli, disse ter sido ``surpreendido" pela medida. Quando o governo aumentou o II do carro importado, no final de março, os utilitários continuaram pagando a alíquota antiga. ``O governo parece estar desorientado", afirmou.
As alíquotas de II de calçados e tênis também tiveram elevação de 20%, em média, para 47% e 63%.
O governo deve restringir a importação de produtos têxteis (fios e fibras, por exemplo) através do sistema de quotas. O estabelecimento de quotas seria o resultado da pressão do setor têxtil para impedir a importação de produtos similares.

Texto Anterior: EUA anunciam sobretaxa contra os carros japoneses
Próximo Texto: Venda de importado cai 53%
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.