São Paulo, quarta-feira, 17 de maio de 1995
Próximo Texto | Índice

Programas vencem medo da matemática

LUCIA REGGIANI
DA REPORTAGEM LOCAL

Matemática e informática, exigentes na abstração e no raciocínio lógico, sempre carregaram a má fama de incompreensíveis e chatas. Isso está mudando. Agora, a informática trata de deixar a matemática mais agradável.
Ainda pouco numerosos, os programas de matemática ganham espaço nas salas de aula e quebram resistências.
Os recursos de animação, especialmente, dão vida a conceitos impalpáveis e volume a formas geométricas antes chapadas em folhas de papel.
Alunos a partir da 5ª série do 1º grau demonstram gostar desse reforço. Dizem que a matemática fica mais interessante, embora prefiram outros temas nos computadores de casa.
Os professores, animados, contabilizam melhor rendimento dos alunos, mais interesse, maior compreensão do que é exposto. Gostam de lidar com essa mídia e da perspectiva de aposentar de vez o giz e o quadro negro.
Animação à parte, professores e pedagogos ressalvam: nem todo programa é bom e nem todo programa bom é inteiramente aproveitável. E alertam: o mau uso, em vez de azeitar o raciocínio, pode torná-lo preguiçoso.

LEIA MAIS
sobre programas de matemática à pág. 6-8

Próximo Texto: 'WordPerfect' ganha nova versão para Mac; Mac Performa baixa de preço até 12 de junho; Apple espera mais nove fabricantes de Mac; Acesso à Internet pode vir no novo "Mac OS"; Macromedia anuncia `Director 4.0' PowerPC; Usuário encontra kit para iniciantes na rede
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.